quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Feliz Ano Novo!
Fio Canova
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Feliz Natal!
sábado, 20 de dezembro de 2008
Taquaritinga e região choram a morte de Fio Canova

Segura, peão!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008
As casinhas do Caic

terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Tragédia em Santa Catarina
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Eutanásia
domingo, 23 de novembro de 2008
Ele conhece até o nosso apelido
domingo, 9 de novembro de 2008
Dedicação exclusiva

Nasceu Ana Clara

Ana Clara

domingo, 26 de outubro de 2008
Eu e você

Eu, pó. Você, Espírito e verdade!Eu, mortal. Você, pai da Eternidade!Eu, nas teias do ódio. Você, os braços do Amor!Eu, o injusto. Você, a própria Justiça!Eu, impotente. Você, o Todo-Poderoso!Eu, simples criatura. Você, o Criador!Eu, frágil. Você a Força!Eu, , pobre, Você, a riqueza!Eu, atribulado, conflitante. Você, a Paz!Eu, sem rumo. Você, o Caminho!Eu, vazio. Você a Plenitude!Eu, a dúvida. Você, o Autor da fé!Eu, a sede. Você, a Água Viva!Eu, a fome. Você, o Pão da vida!Eu, a indagação. Você a resposta!Eu, o problema. Você, a solução!Eu, o espinho da coroa. Você a Rosa de Saron, Lírio dos Vales!Eu, inconstante, infiel. Você, Rocha Fiel!Eu, impuro. Você, a Pureza!Eu, a tristeza, amargura. Você, a Alegria, Doçura!Eu, os braços cruzados. Você, os Braços abertos!Eu, o punho fechado, agressivo. Você, a Mão Estendida!Eu, o culpado. Você, o Inocente.Eu, o chicote. Você, a Vítima!Eu, a dor, o enfermo. Você, o Bálsamo, a Cura!Eu, o que perece. Você o que vivifica!Eu, o orgulho feroz. Você, a Humildade, Mansidão!Eu, desesperançado. Você, a própria Esperança!Eu, a ruína. Você, o que edifica!Eu, o pródigo. Você, o Pai que perdoa!Eu, o que dispersa. Você, o que Congrega, Une!Eu, oh Senhor, ovelha rebelde. Você o Pastor que ama, apascenta!Eu, trevas! Você, a Luz!!Eu, homem. Você, JESUS, JESUS, JESUS!!!
Autor: Floriano Henrique – NH
Por que você fuma, mãezinha?
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Canal Um no Teleton 2008
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Recado das urnas
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Buraco de tatu põe sítio arqueológico de pernas para o ar

terça-feira, 30 de setembro de 2008
Morte de escritor Machado de Assis completa centenário

Em seu início, foi tributário da escola romântica, em cujo gosto se formou. Romances como "Helena" (1876) ou "Iaiá Garcia" (1878) têm lá seus enredos sentimentais, com protagonistas talhados para o papel de herói.
Mas a ruptura com esse cânone ocorreria com "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881). Nessa obra de virada, Machado desloca o eixo de força de sua prosa ao tirar o peso da fabulação --os enredos sentimentais-- e acentuar o papel do narrador --no caso, defunto.
Esse procedimento irônico irá dar o tom de todo o romance, ao exibir as fraturas e contradições da sociedade carioca. Esta, de um lado, é moderna na fachada, exibindo modos e costumes antenados com o último grito da burguesia parisiense; de outro, é profundamente arcaica em sua estrutura, ancorada no escravismo e na relação de interesses e favores.
Esse período de sua produção --que se convencionou chamar de "segunda fase"-- atingirá seu ápice com "Dom Casmurro" (1900).
Os recursos formais se depuram, e o leitor passa a acompanhar a ação sob a ótica de Bentinho, o protagonista --incertezas, marcas de classe, opressões e a dúvida insolúvel sobre se Capitu o teria ou não traído são construídas a partir desse ponto de vista bastante instável.
Em seus contos, Machado também se mostrou exímio.
A inversão dos pontos de vista --para criticar as idéias positivistas-- também é a chave para entender "O Alienista" (1881). Nele, o doutor Simão Bacamarte solta os loucos do hospício e, no lugar, trancafia a boa gente da vila de Itaguaí --até, finalmente, trancar apenas a si próprio, para entregar-se "ao estudo e à cura de si mesmo".
Já em "Missa do Galo" (1894), chama a atenção a forte ambientação, que combina, com raro domínio, recato e sensualidade.
Qual a razão de tamanha grandeza em uma literatura até então em nítido processo de amadurecimento? A mesma que se aplica a todo grande escritor: um feliz arrojo na forma, aguda crítica social e psicológica e um profundo questionamento sobre a natureza humana. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u449918.shtml)
Enya anuncia novo álbum para novembro

"Orinoco Flow" fez com que Enya, nome artístico de Eithne Patricia Ní Bhraonáin, se tornasse mundialmente conhecida e disparou as vendas de seu segundo álbum solo, "Watermark", que alcançou o primeiro lugar das paradas britânicas em setembro de 1988 e vendeu 200 mil cópias em poucas semanas.
Com isso, a cantora irlandesa --que iniciou sua carreira artística no grupo Clannad-- se tornou um marco na música new age e alcançou o número de 70 milhões de discos vendidos.
Enya lançará seu sétimo álbum solo, "And Winter Came", no dia 11 de novembro, conforme anunciou sua gravadora hoje em comunicado.
Para este álbum, que contém 12 faixas, a cantora irlandesa contou com seus colaboradores freqüentes, o produtor Nicky Ryan e a compositora Roma Ryan. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u450704.shtml)
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Contracorrente

Os adventistas e a volta de Jesus

sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Biólogo encontra formiga que viveu com os dinossauros

"Pode ser a espécie mais antiga viva, com mais de 100 milhões de anos", diz Rabeling, da Universidade do Texas, que assina artigo publicado hoje na revista "PNAS" descrevendo a espécie então descoberta.
O estudo mostra ainda como as formigas se diversificaram. A origem delas ocorreu entre 189 milhões e 115 milhões de anos atrás, em plena era dos dinos.
Em 2003, Rabeling fazia trabalho de campo em Manaus quando viu uma formiga muito estranha passeando pela serrapilheira (camada de folhas que recobre o solo na mata). Sem conseguir identificá-lo de imediato, o pesquisador coletou o animal para mostrar ao pesquisador Manfred Verhaagh, do Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha.
A espécie, disse o colega também alemão, era a mesma que ele e Marcos Gracia, da Embrapa da Amazônia, haviam descoberto na mesma região em 1998. Em um vôo para São Paulo, porém, a tampa do frasco com as formigas estourou. A espécie diferente ficou incógnita até a redescoberta de 2003.
"Marciana"
Com o estranho inseto em mãos, Rabeling foi ao Museu de Zoologia Comparada da Universidade Harvard (EUA). Surpreso com a novidade, Stefan Cover, curador da coleção de formigas daquele museu --a maior do mundo- chamou Edward O. Wilson (famoso entomólogo e ativista ambiental) para observar o inseto.
"Stefan conhece todas as formigas, se ele não sabe qual é essa, suspeito que ela deva ser de Marte", brincou Wilson. A sugestão do especialista acabou aceita: "Decidimos, então, dar o nome Martialis [vindo de Marte, em grego] ao gênero", diz Rabeling. "O nome da espécie, heureka, significa "achei!" e se refere a sua redescoberta [em 2003]."
Depois de descrever a formiga, Rabeling amputou uma das patas do bicho para estudar o DNA da Martialis heureka. As conclusões do estudo contribuem para iluminar o debate sobre a origem das formigas.
Como o grupo descende de vespas que perderam as asas, os pesquisadores imaginavam que as espécies mais antigas deveriam ser aquelas mais parecidas com as vespas, com olhos e mandíbulas grandes, vivendo de caçar no solo.
Em 2006, porém, estudos de DNA sugeriram que as espécies de formiga cegas e pálidas, que vivem caçando minhocas e larvas de insetos no subsolo, são as mais antigas ainda vivas. Mas os biólogos, porém, desconfiaram dessa conclusão.
Agora, o surgimento da estranha formiga manaura dá novo fôlego aos resultados de 2006. Os dados obtidos com a espécie reforçam a tese de que as formigas subterrâneas surgiram no início da evolução.
"Houve uma "radiação explosiva" de espécies. Umas se especializaram para viver no subsolo, na serrapilheira e em árvores. E outras mantiveram as características de vespas", diz Rabeling. Segundo ele, deve haver muitas outras espécies ocultas no solo da Amazônia. "Não há um método bom para procurar por organismos no solo em grande escala", diz Rabeling.
"Deve existir muitas espécies desconhecidas ainda escondidas nos solos tropicais e precisamos descobri-las antes que tudo seja destruído", afirma. Rabeling agora quer achar um ninho das estranhas formigas. "Para observar o comportamento delas." (IGOR ZOLNERKEVIC/http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u445348.shtml)
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Brasil: mais de 40% das gestantes apresentam DSTs
O trabalho indica ainda que o HPV, que pode causar câncer, foi encontrado em 40% das grávidas. O mesmo estudo, que analisou também grupo formado por trabalhadores de indústrias e pessoas que buscaram tratamento em serviços especializados em DSTs, apontou que 70% dos adolescentes atendidos tinham HPV.
"O índice de grávidas com DST é muito elevado. Mostra a importância de se ter uma investigação em relação às DSTs no pré-natal", explica o coordenador da Unidade de DST e aids do Programa Nacional de aids do ministério, Valdir Pinto.
Entre as grávidas, 11% tinham alguma infecção bacteriana, como clamídia, gonorréia e sífilis. E 10%, infecção simultânea de duas doenças. "O dado é preocupante, porque essas doenças podem causar problemas sérios ao feto, como aborto, prematuridade, cegueira, más-formações e pneumonia pré-natal", diz o coordenador.
Além disso, 16% das grávidas tiveram mais de um parceiro sexual no último ano. O trabalho, que avaliou mais de 9 mil pessoas, indicou ainda que 2,8% das gestantes nunca usam preservativos com parceiros eventuais. E 4,8% usam, às vezes, quando fazem sexo com um parceiro que não é fixo. "A pesquisa facilita a identificação de fatores de risco que aumenta a vulnerabilidade para adquirir DST", afirma a coordenadora do programa, Mariângela Simão.
O levantamento apontou que 27,8 % dos homens tiveram entre duas e quatro parceiras no último ano e 7,2%, entre cinco e dez.
HPV é mais freqüente Entre as pessoas que buscaram atendimento nos serviços especializados em DSTs, 51% tinham alguma infecção. O HPV foi verificado com mais freqüência em 32,6% dos atendidos. "Não é preciso ocorrer penetração para se transmitir o HPV. O contágio pode ocorrer só pela fricção do pênis com a vagina", alerta Valdir.
Segundo o médico, altas prevalências de HPV reforçam a importância da realização anual do exame Papanicolau. "O risco de a mulher que faz o exame anual desenvolver câncer de colo de útero devido ao HPV é mínimo. As lesões levam entre 8 e 10 anos para se transformar em câncer. Por isso, é importante descobrir e tratá-las".
O Dia (http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3186423-EI298,00-Brasil+mais+de+das+gestantes+apresentam+DSTs.html)
Vaticano: não há conflito entre fé e Evolucionismo
De acood com a EFE, Ravasi afirmou isto durante a apresentação hoje no Vaticano do Congresso internacional que será realizada em Roma entre 3 e 7 de março de 2009 sob o título "Evolução biológica: fatos e teorias. Uma avaliação crítica 150 anos após A origem das espécies".
O "ministro" de Cultura do Vaticano também afirmou que a Igreja Católica não tem que pedir perdão para o autor da teoria da evolução, Charles Darwin, "pois nunca o condenou".
"Darwin nunca foi condenado e seu livro A origem das espécies nunca foi proibido", declarou Ravasi ao ser perguntado se o Vaticano, como fez a Igreja Anglicana, pediria desculpas ao cientista e naturalista britânico.
O prelado acrescentou sobre o Evolucionismo que é necessário um "ato de humildade" dos teólogos e "a superação da arrogância" de alguns cientistas.
Mais cedo nesta semana, um importante membro da Igreja anglicana, Malcom Brown, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira na qual suas idéias foram recebidas na Inglaterra. A informação é da agêcia Reuters
O papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo segundo reiterou o fato em 1996. Mas Ravasi disse que o Vaticano não tinha a intenção de se desculpar por sua visão negativa anterior.
"Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão", disse, acrescentando que as teorias de Darwin "nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido".
O criacionismo é a crença de que Deus teria criado o mundo em seis dias, como é descrito na Bíblia. A Igreja Católica interpreta a acepção do Genesis literalmente, dizendo que ela é uma alegoria para a maneira na qual Deus criou o mundo.
Alguns outros cristãos, na maioria protestantes nos Estados Unidos, lêem o Genesis literalmente e protestam contra o fato de a evolução ser ensinada em aulas de biologia em colégios públicos.
Sarah Palin, a candidata à Vice-presidência pelo Partido Republicano, disse em 2006 que apoiava que o criacionismo e a teoria da evolução fossem ensinados nas escolas, mas afirmou subsequentemente que o criacionismo não deveria necessariamente ser parte do curso.
Com agências internacionais
Redação Terra
Estudo liga plástico a distúrbio cardíaco e diabetes
» Los Angeles proibirá sacolas plásticas» Canadá quer proibir mamadeiras plásticas» EUA temem substância presente em plástico
A substância bisfenol A (BPA), muito usada em embalagens de alimentos, latas e garrafas de bebidas e material para obturação dental, já era questionada devido a testes em animais. Mas o novo estudo britânico, publicado na revista da Associação Médica Americana, concluiu que, entre 1.455 adultos examinados nos EUA, aqueles com maiores níveis de BPA tinham mais propensão a diabetes, doenças cardíacas e problemas hepáticos.
A FDA, agência que regula alimentos e drogas nos EUA, prometeu analisar as conclusões, que não foram levadas em consideração quando, em agosto, a agência divulgou um relatório preliminar atestando a segurança do BPA nos seus atuais usos. "Temos confiança nos dados que examinamos e nos dados em que estamos confiando para dizer que a margem de segurança é adequada", disse Laura Tarantino, funcionária do FDA, a jornalistas.
"Há coisas que podem ser feitas para reduzir o nível de bisfenol A, mas não recomendamos que ninguém mude de hábitos ou mude o uso de qualquer desses produtos, porque neste momento não temos provas que indiquem tal necessidade", afirmou.
O BPA entra na composição do plástico policarbonatado, um material translúcido e que não estilhaça. Dentro do organismo, o BPA pode se comportar como o hormônio estrogênio, segundo os cientistas. A ingestão se dá pelo desprendimento de partículas plásticas em alimentos e bebidas.
Alguns fabricantes estão deixando de usar essa substância. Autoridades canadenses já concluíram que ela é nociva. Mas Steven Hentges, do Conselho Americano de Química, disse que o estudo é inconclusivo. "O bisfenol A foi muito intensamente estudado em enormes quantidades de pesquisas de laboratório com animais. E o peso das evidências a partir de tais estudos continua a apoiar o uso seguro dos produtos contendo o bisfenol A", disse Hentges por telefone.
Os pesquisadores britânicos admitiram que seu estudo, embora estabeleça uma correlação, não prova os efeitos adversos do BPA. O estudo foi feito com base em exames de urina de adultos de 18 a 74 anos, representativos da população dos EUA.
As pessoas que estavam entre as 25% com maior presença da substância na urina tinham o dobro de propensão a ataques cardíacos e à diabete tipo 2, em comparação com os 25% com a menor presença de BPA. Numa reunião de uma comissão do FDA sobre o tema, vários cientistas e ativistas disseram que a agência ignorou pesquisas com animais, e alguns pediram que o uso da substância em embalagens de alimentos seja proibida.
O deputado democrata John Dingell, presidente da Comissão de Energia e Comércio da Câmara, disse que o FDA "se foca de forma míope em pesquisas bancadas pelo setor alimentício e químico". Tarantino disse que o FDA não ignorou as pesquisas com animais e que os estudos patrocinados pelas empresas de fato foram importantes ao se chegar à conclusão. A comissão consultiva deve apresentar seu parecer em outubro.
A funcionária disse que há discussões para que o governo faça seus próprios estudos sobre o BPA, mas que isso poderia levar anos.
(fonte: Reuters/http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3187812-EI238,00-Estudo+liga+plastico+a+disturbio+cardiaco+e+diabetes.html)
Deus é o culpado realmente?
Logo depois o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: "Um perito nesse assunto deve saber o que está falando". E então concordamos com ele.Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).
Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: - "Está bem!". Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. E nós dissemos: - "Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso".
Agora nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e porque não sabem distinguir o bem e o mal. O certo e o errado, porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios... Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos aquilo que semeamos!!!Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:"Senhor, porque não Salvaste aquela criança na escola?" A resposta Dele: - "Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!"É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia ensina. É triste como todo mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que a Bíblia ensina.É triste como alguém diz: "Eu creio em Deus", mas ainda assim segue a satanás, que por sinal,também "Crê" em Deus.
domingo, 14 de setembro de 2008
Empregada também é trabalhadora?
O que importa aqui é o seguinte, se nossa comparação for com padrões civilizados: 1) não deveria existir uma categoria com menos direitos; 2) ter empregada em casa é um luxo, acessível a gente muito rica aliás, riquíssima.
O problema é que, muitas vezes, o trabalho da empregada confunde-se com o de uma escrava. Tem hora para levantar, mas não tem hora para dormir. É obrigada a ouvir desaforos, especialmente das crianças. Submete-se às mais diferentes humilhações.
O que tende a acontecer, como vemos nas nações mais ricas, é as famílias assumirem (dos pais aos filhos) parte dos cuidados da casa e terem de contratar uma diarista que, no final, acaba ganhando um salário maior. As crianças são ensinadas a preservar a casa.
As cidades acabam oferecendo muitos serviços de alimentação e lavanderia. Cozinha-se menos em casa. Abrem-se ou expandem-se novas funções como o de baby-sitter.
Quanto menos empregadas e mais direitos --, maior civilidade. Quem quiser ter uma em casa, que pague e bem. (Gilberto Dimenstein/http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u440233.shtml)
Produtores testam plantar feijão junto à cana
Pintando a casa
Já aconteceu alguma coisa parecida com você? A Bíblia conta a história de Neemias. Neemias topou o desafio de reerguer os muros de Jerusalém. No capítulo 4 de seu livro, ele conta que na metade do trabalho ele e seus companheiros ficaram desanimados e quiseram desistir. Do verso 10 ao verso 13 lemos as razões para essa atitude: estavam cansados, frustrados e com medo.
A fadiga é um problema sério. Imobiliza. Segura você. A frustração também não perdoa. Você vê um monte de trabalho em sua mesa ou na sua frente, está cansado e se frustra porque não dá conta e nem tem vontade de encarar a montanha que o espera. E aí, vem o medo: medo de errar, medo de fracassar, medo de não dar conta a tempo do que precisa ser feito...
Diante de um quadro assim – de uma casa toda para ser pintada – o que fazer? Provérbios 22:13 diz que o preguiçoso inventa as desculpas mais esfarrapadas. Se você quer terminar o que começou, esqueça a preguiça e não fique inventando histórias ou desculpas...
Uma segunda dica? Comece imediatamente. De onde você parou. Não fique olhando para trás. Olhe pra frente. Estabeleça alvos. Dentro de uma hora essa parede vai ficar pronta. Mais meia hora e eu pinto aquela porta. E, se eu for mais rápido vou pintar o telhado também, ainda hoje.
Uma terceira dica para terminar o que começamos é se manter concentrado nos benefícios e não nos sacrifícios. Na carta de Paulo aos Gálatas, capítulo 6:9, ele escreveu: “E não nos cansemos de fazer o que é correto, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênção, se não desanimarmos nem desistirmos.”
E, pra encerrar, uma quarta dica: dependa da ajuda de Deus. Na primeira carta de Pedro, 4:11, encontramos o seguinte recado: “Faça-o com todas as forças e a energia que Deus lhe concede, a fim de que Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo.”
Tenha certeza. Assim a “casa” vai ficar toda pintada – e bem pintada – e você terá terminado o que começou com muito mais confiança e satisfação. Pense e faça isso no dia de hoje. (http://redemaranatha.org.br/programas_texto.asp?codigodoprograma=908)
Haverá churrasco no céu?
Cerco aos fumantes
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Esperança para vencer os traumas emocionais

“Um avião bateu contra o WTC, há fogo, muita fumaça, mas não se assuste”, disse Tony Rocha à sua mulher, Marylin Marques, antes de o telefone ficar mudo. Em 1994, já com o curso de administração de empresas concluído, Tony se casou com Marylin. Além de bom marido e pai, ele se tornou respeitado corretor em Wall Street. Trabalhava na Cantor Fitzgerald Securities, cujos escritórios ficavam na torre norte do WTC. A Cantor perdeu 700 dos seus mil funcionários, entre os quais Tony, que deixou, além da esposa, dois filhos pequenos.
Quando viajamos de ônibus, metrô ou avião, nos deparamos com muitas pessoas. Algumas seguem imersas em livros ou jornais, outras olham pela janela do veículo indiferentes ao passageiro ao lado. Olhares perdidos de vidas que vêm e vão. Quantos traumas emocionais: tristezas, desilusões, sonhos frustrados, tragédias, saudades! Quem de nós não tem algum desses itens na bagagem? Quantas Marylins se arrastam pela vida sem seus Tonys?
Mas a verdade é que a maior parte da vida geralmente não é feita de desastres ou alegrias incomuns. Ao contrário, vivemos quase sempre uma rotina de eventos comuns. É nesses momentos que devemos nos preparar para enfrentar os traumas e as tragédias. Mas como? Primeiramente, é bom saber que Deus deseja libertar você de um passado de experiências dolorosas, curando seus traumas e restaurando-lhe o equilíbrio emocional. Assim, você pode olhar o futuro com esperança, mesmo sabendo que haverá experiências difíceis. O relacionamento constante com Deus em “tempos de bonança” é que nos fortalece para as tempestades.
Além disso, é bom lembrar que, conforme disse Fernando Sabino, conhecido escritor brasileiro, “no fim tudo dá certo; se ainda não deu é porque ainda não chegou o fim”. É isso mesmo. A Bíblia garante que este mundo terá um fim feliz para os que acreditam nisso – o fim das tragédias, o fim da dor, o fim da morte. Jesus prometeu em mais de 2.500 passagens bíblicas que Seu retorno é certo e que esse acontecimento será a solução para todos os problemas humanos. E o Mestre nunca mentiu.
É como se pudéssemos ouvir o Senhor dizendo: Há fogo, muita fumaça, mas não se assuste. “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas [inclusive a paz] lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações” (Mateus 6:33, 34). “Lancem sobre [Mim] toda a sua ansiedade, porque [Eu tenho] cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). "Nao se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se Eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver" (João 14:1-3).
Nunca se esqueça de que acima das nuvens de tragédias e tristezas que muitas vezes envolvem nossa vida, está o sol da esperança. E esse sol tem nome: Jesus.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Aborto

Guardar o sábado ou domingo?

Se Jesus, Maria e os apóstolos guardavam o sábado, por que a maioria das igrejas cristãs guardam o domingo? É para comemorar a ressurreição de Jesus, dirão autoridades das igrejas católica, evangélicos e pentecostais. Na verdade, o domingo passou a ser guardado pelos cristãos a partir de decreto assinado em 7 março de 321, pelo imperador Constantino. "Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3). A Bíblia, ao contrário, diz que Deus abençoou o Sábado. Diz também que Ele santificou este dia. Ora, santificar quer dizer separar, deixar de lado. “Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nele nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus a terra, o mar e tudo o que neles há, e, no sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou”. Êxodo 20: 8-11. E agora? Seguir o dedo de Deus ou o decreto de um imperador?
sábado, 26 de julho de 2008
Calor de motor pode recarregar bateria

Em média, um carro a gasolina funciona com 25% da energia produzida por seu motor, enquanto 60% dela se perde por aquecimento. O jeito de tentar salvar essa energia é com equipamentos chamados de conversores termelétricos, que transformam calor em eletricidade. Os conversores atuais, porém, são pouco eficientes.
O novo material criado pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), divulgado hoje em artigo na revista "Science", promete usar 10% dessa energia desperdiçada para recarregar a bateria dos automóveis. Se os cientistas conseguirem aumentar a eficiência do material, ele também poderá ajudar o motor de carros híbridos e até converter calor do Sol em eletricidade.
O gerador termelétrico funciona como uma panela no fogão. Em vez de água, a "panela" é cheia de elétrons --as partículas que geram eletricidade quando se movem. À medida que o fogão esquenta a base da panela, os elétrons ganham energia e "evaporam", se concentrando perto da tampa da panela. A diferença de carga elétrica entre a tampa e o fundo é o que os físicos chamam de voltagem. "Você pode usar essa voltagem com uma bateria", explica Joseph Heremans, principal autor da pesquisa.
Segundo o cientista, conversores termelétricos são usados hoje apenas como última opção. Sondas espaciais, por exemplo, têm geradores que captam o calor de átomos radioativos. O grande problema para criar um conversor termelétrico eficiente é garantir que a energia do calor seja absorvida pelos elétrons e não pelos núcleos dos átomos do material, que a desperdiçam vibrando.
A maioria dos físicos estudando o problema procura fazer os átomos pararem de vibrar. Como uma gelatina que não para de tremer, porém, sempre persiste uma vibração mínima. "Para avançar, precisávamos usar outro mecanismo", diz Heremans.
Os pesquisadores resolveram, então, investigar como os elétrons viajam dentro de um material termelétrico conhecido há 50 anos --o telureto de chumbo-- um cristal feito de átomos de telúrio e de chumbo.
Heremans sabia que se trocasse os átomos de chumbo por outros, os elétrons captariam melhor a energia do calor.
"Tentamos vários átomos raros: cério, samário, európio, índio até chegar no tálio", conta. "Percebi que, com o tálio, era possível pôr muitos elétrons na energia que eu queria."
Amostras do material foram testadas por pesquisadores na Califórnia. A equipe descobriu que adicionar uma pitada de tálio ao cristal triplicava a voltagem gerada na faixa dos 500C -a temperatura nos escapamentos de carros.
Máquina a vapor
Já existem outros projetos para reaproveitar a energia do calor de motores usando máquinas a vapor -motores secundários que movem turbinas com a pressão da água que evapora com o calor gerado. Esses dispositivos, porém, são cheios de partes móveis e são difíceis de instalar e de manter.
"Eles ultrapassaram a barreira que torna os [conversores] termelétricos economicamente convenientes", comenta o físico Mário Baibich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Baibich destaca ainda a possibilidade de usar o material para aproveitar a energia solar. "A maior parte da energia que vem do Sol não está na forma de luz, e sim de calor."
Para o físico Harald Böttner, do Instituto Fraunhofer (Alemanha), o novo material conversor "tem relevância científica, mas não prática". "Ele contem tálio, um dos elementos químicos mais tóxicos", diz.
Uma bateria de cem quilos conteria dois quilos de tálio e teria de ser manejada com extremo cuidado. Outro problema é o chumbo, também tóxico, que vem sendo banido de produtos.
Grupo fará mapa genético de infartados

O projeto --coordenado pelo cardiologista Marcelo Sampaio, do Dante Pazzanese, e pelo bioquímico Mário Hirata, da USP (Universidade de São Paulo)-- tem como objetivo identificar quais genes permanecem mais ativos no organismo -ou menos- em momentos que caracterizam o infarto.
"Isso será a base, mais no futuro, da chamada farmacogenômica", diz Sampaio. "Com esses perfis, vai ser possível adequar o tratamento para os indivíduos em questão."
O DNA dos voluntários está sendo testado agora nos chamados "microarrays", ou chips de DNA -pequenas placas que atuam como se fossem milhares de tubos de ensaio usados para rastrear a ação de inúmeros genes numa única amostra.
"Existem pacientes com alterações presentes no DNA, mas nós não sabemos até que ponto elas representam problemas associados a doenças ou riscos", afirma o cardiologista. "Muito já foi testado e publicado em estudos, mas o grau de consistência desses trabalhos ainda é pouco significativo."
Quando os dados dos chips estiverem à mão, serão analisados por pesquisadores nos EUA que tentarão estabelecer uma correlação estatística entre o infarto e as alterações em genes. Sampaio afirma que os resultados do trabalho deverão estar prontos para publicação no início do ano que vem.
"Há uns dez ou quinze remédios que são universais para infartados, mas uns respondem melhor a certas drogas do que outros", diz. "Com esse estudo, surge a possibilidade de conseguirmos direcionar melhor o tratamento para indivíduos."
Sabor de alimento passa para leite materno, diz estudo

No estudo, publicado pela revista New Scientist, os pesquisadores pediram a 18 mulheres que fornecessem amostras de leite materno antes e depois de consumirem cápsulas que continham sabores distintos.
Segundo a pesquisa, o sabor de banana pôde ser detectado por uma hora após o consumo. O gosto de mentol durou oito horas.
De acordo com o experimento, os sabores de alcaçuz e sementes de cominho atingiram o máximo de concentração no leite materno em uma média de duas horas depois do consumo.
Além disso, os pesquisadores verificaram que os sabores de frutas não-cítricas alteraram o sabor do leite materno apenas levemente, e que os elementos químicos presentes na cenoura e nas frutas cítricas produziram mudanças mais visíveis.
Preparação
Helene Hausner, que liderou a pesquisa, afirmou que os resultados preliminares sugerem que uma variação de sabores no leite materno pode fazer com que o bebê aceite melhor novos sabores.
"A amamentação pode preparar a criança para mudanças de sabores quando elas começarem a ingerir alimentos sólidos", disse.
Ela acrescentou que mães que utilizam leite em pó podem conseguir o mesmo efeito se mudarem a marca de vez em quando.
Para a pesquisadora britânica Gill Rapley, o estudo demonstra que as mães não precisam ficar excessivamente preocupadas se sua dieta é capaz de prejudicar a saúde do bebê, já que os sabores dos alimentos desaparecem rapidamente do leite materno.
Nas observações feitas pelo estudo da Universidade de Copenhague, o gosto do leite materno mudou apenas por algumas horas na maioria dos casos. (fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u426229.shtml)
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Cuidados da vida
Caminhos
Alimentação
Parcerias que não Funcionam
|
Respeitar as etapas do processo digestivo
Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. No gráfico abaixo você vai conferir que existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos...
Eliminação das 4hs ás 12 hs: Momento em que o organismo se livra dos resíduos não aproveitados. Os únicos alimentos liberados nesse horário são as frutas.
Ingestão das 12hs ás 20 hs: Período que devem ser feitas as refeições ( almoço e jantar )
Assimilação das 20 hs ás 4 hs: Durante este período não se pode comer nada, o organismo está assimilando os alimentos ingeridos durante o dia.
Fonte: Planeta Natural
Vasos chineses
extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio. Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer. Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho: 'Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa...' A velhinha sorriu: 'Você reparou que lindas flores tem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira
da estrada do teu lado. E todo dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa’. Todos temos a nossas limitações ou defeitos. Mas a limitação ou defeito de cada um é que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.