segunda-feira, 28 de maio de 2007

Solidariedade sem limite

O coração solidário dos taquaritinguenses parece não ter limites. Salta aos olhos e emociona até o mais duro coração, a vocação da nossa gente para a partilha, para os gestos de doação e de participação. Nos últimos anos, e mais intensamente nas últimas semanas, o Canal Um é Notícia promove campanhas sociais com o apoio da fundação Cultural Romeu Mársico. Em todas elas, os “Anjos da Guarda” dão um show de solidariedade. Em pouco mais de 10 dias, eles doaram cerca de R$ 9 mil para a construção da cobertura da Igreja da Sagrada Família, no Jardim Paraíso. A campanha pretende alcançar R$ 35 mil para a compra de 700 metros de telhas termoacústicas. O valor é substancial, mas a solidariedade de nosso povo é maior. Assim, aquilo que parecia difícil demais, deve ser alcançado nos próximos meses. A reforma da casa das idosas, ao lado do Velório Municipal, é outra prova inequívoca da generosidade que brota do interior do nosso povo. Um saco de cimento, outro de cal, um pouco de tijolo e mão na massa. A obra segue em ritmo acelerado e emociona. Assim, tantos e tantos outros gestos calam fundo no coração de quem quer o bem e sonha com a pujança da nossa terra. Muitos dos problemas enfrentados por nossa gente não aconteceriam ou seriam solucionados se as ditas lideranças soubessem conduzir, motivar e unir os taquaritinguenses. Ninguém segura uma cidade unida em torno de um mesmo ideal.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Ser odiado

Ninguém merece ser odiado, por mais erros que tenha cometido, porque, bom ou mau, o ser humano é obra do amor de Deus.

Mas quem fez por merecer e é odiado pelo que fez ou deixou de fazer, já sabe porque sofre o ódio de algum grupo, alguma família ou alguma pessoa. Os ofendidos não acham que o pecado foi devidamente expiado. Seu ódio é sua maneira de vingar-se e punir para sempre o seu desafeto.

Se, contudo, você sempre fez o bem, sempre ajudou e, no cômputo de suas ações, passou de 90% de atos de bondade, mas, por um erro de momento ofendeu, agrediu, errou no trato, feriu alguém e hoje, por mais que tenha reparado, e pedido perdão simplesmente não consegue o perdão da pessoa magoada, fale com Deus.

Há pais, mães, filhos, ex-maridos, ex-esposas, irmãos e ex-amigos nesta situação. Fizeram tudo certo, mas um dia cometeram um erro. A outra pessoa decidiu tirar partido do seu erro. Não perdoar lhe renderia mais. Faria dela a vitima vencedora. Mas, à medida que seu ódio progredia quem errou foi se tornando a vítima e quem não perdoou, transformou-se em algoz. Inverteram os papéis.

No plano do amor, quem errou deve pedir perdão e reparar seu erro, mas quem foi ofendido precisa perdoar e parar de cobrar com juros e atitudes extorsivas uma ofensa que já foi reparada. Quem não pede perdão e não repara, ou quem não perdoa de jeito nenhum, por mais que o outro tenha mostrado sinceridade e senso de justiça, terá que se ver com Deus.

Se Deus existe, e Ele existe, Ele é perdão. Nesse caso, perdoará o que se arrependeu e reparou seu erro e exigirá severa prestação de contas de quem não perdoou, não se arrepende de não perdoar e insiste em querer o fim de quem o magoou. É que um fez o papel de filho penitente e o outro de inclemente. Foi mais longe do que Deus, porque Deus perdoa! Pedir perdão e reparar dentro da justiça é agir como filho. Não perdoar nunca e exigir sempre maiores desculpas e reparações é brincar de Deus, e da maneira mais errada possível. A vida responderá!

autor: Padre Zezinho

fonte: ceu.climatempo.com.br

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Os fortes

Certo dia a Pedra disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, o Ferro disse: - Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então os dois duelaram até que a Pedra se tornasse pó.

O Ferro, por sua vez, disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, o Fogo disse: - Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então os dois duelaram até que o Ferro se derretesse.
O Fogo, por sua vez, disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, a Água disse: - Eu sou mais forte que você! Quer ver? Então os dois duelaram até que o Fogo se apagasse.
A Água por sua vez disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, a Nuvem disse: - Eu sou mais forte! Quer ver? Então as duas duelaram até que a Nuvem fez a Água evaporar.
A Nuvem, por sua vez disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, o Vento disse: - Eu sou mais forte! Quer ver? Então os dois duelaram até que o Vento soprasse a Nuvem e ela se desfizesse.
O Vento, por sua vez, disse: - Eu sou forte! Ouvindo isso, os Montes disseram: - Nós somos mais fortes que você! Quer ver? Então os dois duelaram até que o Vento ficasse preso dentre o círculo de Montes.
Os Montes, por sua vez, disseram: - Nós somos fortes! Ouvindo isso, o Homem disse: - Eu sou mais forte que vocês! Querem ver? Então o Homem, dotado de grande inteligência perfurou os Montes impedindo que eles prendessem o Vento.
Acabando com o poder dos Montes, o Homem disse: - Eu sou a criatura mais forte que existe!
Até que veio a Morte e, o Homem, que achava ser inteligente e forte suficiente, com um golpe apenas, a Morte acabou com o Homem.
A morte ainda comemorava, quando, sem que ela esperasse, um Homem chamado "JESUS" veio e, com apenas 3 dias de falecido venceu a Morte e todo poder foi lhe dado na Terra e no Céu. Como se não bastasse ter vencido a Morte, ele nos deu o direito de ter “Vida Eterna”.

desconheço o autor.

Colaboração: Dê Mazzi

Sucesso

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida de 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.

Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros ouviram o choro, diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: - Pronto, agora vai sarar ! E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais.... Mas com certeza, não eram deficientes espirituais... "Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."
"Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é conseqüência".

Desconheço o autor

Colaboração: Elisangela Silveira