sábado, 28 de abril de 2007

Oração diária


"Senhor, dê-me sabedoria para entender meu chefe, porque se me der força, eu vou bater nele..."

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Perseguição policial


Uma perseguição policial terminou com acidente grave em Praia Grande, no início deste mês. Um homem que passava pelo local em um carro, e não tinha relação com a perseguição, morreu. Esta semana, um menino de 12 anos morreu após ser atingido por bandidos que fugiam da polícia, em Ibitinga. Nos Estados Unidos, as perseguições policiais lembram cena de cinema. Suspeitos são perseguidos em alta velocidade, na mão e contra-mão de direção, os policiais têm autorização para subir nas calçadas e jogar o carro pra cima do automóvel em fuga. Todos os meios possíveis são colocados em prática na tentativa de parar ou abater o criminoso, o infrator das leis de trânsito ou suspeito de coisa que o valha. Penso que esse tipo de ação policial tem de ser repensada. Não é possível que em pleno século 21, com os meios de comunicação visual, Internet, rádio e o escambal, policiais sejam obrigados a expor suas vidas e de inocentes pessoas comuns em risco por causa de um bandido qualquer. Só o risco de machucar, alvejar ou matar um ser humano inocente por causa de tais perseguições, já coloca em xeque tal ação. A solução? Problema do Estado e das autoridades de segurança! Eles que usem ou inventem meios outros para prender bandidos ou suspeitos (câmeras de monitoramento, barreiras, troca de informações, etc) e invistam mais e melhor em aparelhamento que possa substituir essa prática. A vida e a integridade física de um policial e de qualquer cidadão comum valem infinitamente mais que as do mais perigoso bandido.

edsoncandido@intercanal.com.br

Poema de Neruda


Tu perguntas o que a lagosta tece lá embaixo com seus pés dourados. Respondo que o oceano sabe. E por quem a medusa espera em sua veste transparente? Está esperando pelo tempo, como tu ...
Perguntas sobre as plumas do rei pescador que vibram nas puras primaveras dos mares do sul.
Quero te contar que o oceano sabe isto: que a vida em seus estojos de jóias, é infinita como a areia, incontável, pura; e o tempo entre as uvas cor de sangue tornou a pedra dura e lisa, encheu a água-viva de luz, desfez o seu nó, soltou os seus fios musicais de uma cornucópia feita de infinita madrepérola.
Sou só a rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão e de dedos habituados à longitude do tímido globo de uma laranja.
Caminho, como tu, investigando a estrela sem fim e em minha rede, durante a noite, acordo nu. A única coisa capturada é um peixe preso dentro do vento.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Gente que faz

Os taquaritinguenses construíram o Estádio Taquarão em três meses, graças à liderança do prefeito Adail Nunes da Silva, aos motivados servidores municipais e à solidariedade de tanta gente da cidade. Lógico, que o terreno preparado pelo ex-administrador Sérgio Salvagni contribuiu para a conclusão desse marco histórico da cidade.
Assim se deu na construção do recinto "Os Pampas", com o suor dos apaixonados pelo rodeio, com a liderança do prefeito Milton Nadir, o empenho do Osvaldo Piva e de tanta gente que pôs a mão na massa para a construção em tempo recorde de um dos mais belos e confortáveis espaços artísticos /culturais do Estado.
Se puxarmos pela memória, recordaremos a união dos taquaritinguenses pela manutenção da nossa Faculdade de Tecnologia. Nas nossas ruas, no rádio, na Câmara, na cidade, o prefeito Tato Nunes, o empresário Vanderlei Marsico e muitos dos nossos, gente de todas as idades se abraçaram pelo "Fica Fatec".
Nossa história é de luta e solidariedade! Quem não sabe da nossa vida, quem não moveu uma única pedra nessa construção e dela só sabe tirar proveito, pensa diferente e prefere entregar o ouro por bandido.
Dizer que a cidade não tem condições nem gente capaz de construir uma estação de tratamento de esgoto, é ultrajar a nossa história, é pensar com o umbigo, é cuspir no prato que come.

edsoncandido.tribuna@bol.com.br
edson.candido.zip.net