segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Eutanásia

Leio angustiado o artigo de Giles Lapouge (Eutanásia, a questão insolúvel, O Estado de S. Paulo 18/12/08) sobre decisão de uma menina francesa, de 13 anos, que não quer mais sofrer e quer morrer. “Seu nome é Hannah Jones e a dor é sua companheira; elas nunca se separaram. A leucemia começou quando ela tinha quatro anos. As sessões de quimioterapia devastaram seu coração, acrescentando à leucemia uma cardiopatia”. O único meio de salvá-la seria um transplante de coração, caso contrário terá apenas seis meses de vida. Mas Hannah disse não. “Prefiro morrer feliz”. Os serviços de saúde franceses iniciaram um processo legal para obrigá-la a aceitar a operação. Hannah, que conta com o apoio dos pais na sua decisão, explicou os motivos da sua recusa: o sucesso não é garantido e a operação pode prejudicar seu estado em vez de melhorá-lo. “Fiquei tempo demais no hospital”, disse Hannah. Ao longo dos anos, os médicos abriram e fecharam o corpo de Hannah, tiraram pedaços, alimentaram-no com sangue de outras pessoas, entupiram de produtos químicos, prescreveram tratamentos, instalaram coisas em seu peito e marca-passos foram implantados em três cirurgias. Seu coração funciona com apenas 10% de sua capacidade. “O martírio de Hannah despertou a angustia que percorre o mundo inteiro em torno dessa questão inevitável, insolúvel, terrível: a eutanásia”, escreve Lapouge. Médicos especialistas, religiosos, filósofos e os pais deram sua opinião. Eu, que nada sou, não quero acrescentar a minha voz a esse coro. Prefiro ficar com a opinião de quem me criou. “Não matarás!” (21/11/2008)

domingo, 23 de novembro de 2008

Ele conhece até o nosso apelido

Depois de cair do cavalo, Saulo foi levado por seus companheiros para Damasco, para receber os cuidados necessários à sua recuperação. Três dias depois, o Senhor apareceu em visão ao discípulo Ananias e lhe ordenou: 'Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando' (Atos 9,11). Essa revelação é maravilhosa! Deus sabe o nosso nome (Saulo), conhece a rua onde a gente mora (Direita), conhece o nome das pessoas que moram com a gente (Judas), sabe até mesmo o nosso apelido (Tarso). Mais que isso, Ele sabe das nossas limitações, as nossas angústias, os problemas que nos afligem e machucam o nosso coração. Ele sabe daquela prestação atrasada, o medicamento que nos falta, sabe do nosso filho que se perdeu nas drogas ou na prostituição, sabe do desemprego, da falta de alimento, do dinheiro para pagar a faculdade, do nosso sonho de ter uma casa própria; Ele sabe tudo da gente e quer realizar maravilhas em nossas vidas. Mas só tem um jeito de conversar com Ele: pela oração. Não por intermédio daquelas rezas ou petitórios repetidos que algumas igrejas ensinam, mas como falamos a um amigo muito querido. Assim, como Ele atendeu à oração de Saulo depois de três dias, conosco será no tempo certo, na mesma hora, talvez, após uma semana, um mês, quem sabe um ano... no tempo de Deus. O que estás esperando? Converse com Ele! (14/11/2008)

domingo, 9 de novembro de 2008

Dedicação exclusiva


Um pequenino ser de pouco mais de 3,5 kg e cerca de 50 centímetros desconcertou o relógio biológico da Priscila e tem exigido atenção exclusiva de 24 horas de toda a família nos últimos dias. Essa é a nossa rotina depois do nascimento de Ana Clara, no dia 27 de outubro. Mas ninguém reclama, ao contrário, o que se vê é uma verdadeira competição para ver quem fica mais com aquela pelotinha de gente nos braços. Tem sempre dois ou três querendo pilotar o carrinho da Aninha, as avós Joseane e Maria Palmira não saem das proximidades do berçinho e se revezam na tarefa de dar banho na netinha. O vovô José Carlos é só alegria e não desgruda da princesinha da casa. Ana Clara cresce com saúde e na graça de Deus. Ela é o nosso melhor presente. As horas de sono a menos são muito pouco pelo muito que recebemos. Bendito seja Deus! (07/11/2008)

Nasceu Ana Clara


Ana Clara clareou e trouxe luz em nossa casa; é nosso novo caso de amor. Pri e eu agradecemos o providencial acompanhamento da ginecologista Alice Madureira dos Anjos e o carinho dos funcionários da Santa Casa e Maternidade Dona Zilda Salvagni. Bendito seja Deus por graça tão admirável! (27/10/2008)

Ana Clara


Aninha, mamãe já terminou de preparar o teu quarto. Ficou lindo!. Os móveis são brancos e muito funcionais, as paredes em tons erva doce e rosa revelam a tranquilidade do ambiente que te espera.

Não preciso dizer que a Pri tratou de pendurar casinhas e bonecas pela parede, arrumou cuidadosamente tuas roupinhas no armário, cuidou de organizar xampus, cremes, pomadas e outras coisinhas de menina na cômoda. Tá um show! A mamãe, aliás, já fez todos os exames e tomou todos os cuidados necessários para que você tenha saúde e paz.

Teus avós, tataravó, tios e primos não vêem a hora de segurar-te nos braços. Eu sou o primeirão, depois de tua mãe, lógico. Tuas irmãs Aline e Manú só fazem contar as horas para a tua chegada.

A doutora Alice marcou para esta quarta-feira (27), mas se você quiser adiantar ou atrasar um dia ou dois, fica por tua conta. Tua chegada também será comemorada pela Nina, nossa querida cachorra. Até ela sabe que você é a mais nova princesinha da casa. Bem-vinda, querida! Que os anjos te tragam com as bençãos de Deus. em nome de Jesus. Amém! (24/10/2008)

domingo, 26 de outubro de 2008

Eu e você

SENHOR!! Olhando para dentro de mim, contemplei e vi, quão vil e pequeno sou. Contudo, olhando para Ti, contemplei e vi, quão bom És, oh, quão grande eu sou!!
Eu, pó. Você, Espírito e verdade!Eu, mortal. Você, pai da Eternidade!Eu, nas teias do ódio. Você, os braços do Amor!Eu, o injusto. Você, a própria Justiça!Eu, impotente. Você, o Todo-Poderoso!Eu, simples criatura. Você, o Criador!Eu, frágil. Você a Força!Eu, , pobre, Você, a riqueza!Eu, atribulado, conflitante. Você, a Paz!Eu, sem rumo. Você, o Caminho!Eu, vazio. Você a Plenitude!Eu, a dúvida. Você, o Autor da fé!Eu, a sede. Você, a Água Viva!Eu, a fome. Você, o Pão da vida!Eu, a indagação. Você a resposta!Eu, o problema. Você, a solução!Eu, o espinho da coroa. Você a Rosa de Saron, Lírio dos Vales!Eu, inconstante, infiel. Você, Rocha Fiel!Eu, impuro. Você, a Pureza!Eu, a tristeza, amargura. Você, a Alegria, Doçura!Eu, os braços cruzados. Você, os Braços abertos!Eu, o punho fechado, agressivo. Você, a Mão Estendida!Eu, o culpado. Você, o Inocente.Eu, o chicote. Você, a Vítima!Eu, a dor, o enfermo. Você, o Bálsamo, a Cura!Eu, o que perece. Você o que vivifica!Eu, o orgulho feroz. Você, a Humildade, Mansidão!Eu, desesperançado. Você, a própria Esperança!Eu, a ruína. Você, o que edifica!Eu, o pródigo. Você, o Pai que perdoa!Eu, o que dispersa. Você, o que Congrega, Une!Eu, oh Senhor, ovelha rebelde. Você o Pastor que ama, apascenta!Eu, trevas! Você, a Luz!!Eu, homem. Você, JESUS, JESUS, JESUS!!!
Autor: Floriano Henrique – NH

Por que você fuma, mãezinha?

Mãezinha, você não sabe o quanto está prejudicando a sua saúde e a minha. Você sabe que meu único alimento é o seu sangue e o seu, mãezinha, está todo envenenado. Você está se prejudicando e principalmente a mim. Você se diz grande e forte; não será engano? Você não está sendo fraca? E eu, que apenas estou começando a viver, o que será de mim? Quando você fuma, mãezinha, sinto enjôos, fico sufocado, passo muito mal. Tenho que mudar minha posição, porém não consigo. E o que adiantaria, mãezinha, se todo o alimento vem de você? Sei que já gosta um pouquinho de mim, por isto imploro, não de joelhos, porque não tenho forças para tanto: pare de fumar mãezinha. Estou ficando todo envenenado e talvez até venha a nascer com deficiência física ou mental. E de quem é a culpa, mãezinha? Desejo nascer bem forte, sadio e inteligente, para só lhe dar alegrias; e isso só depende de você. Sinto que nascerei doentinho e quem sabe você não me verá vivo. Quem sabe não chegarei a conhecê-la, pois você está se envenenando, e está, ou poderá adoecer gravemente, podendo não ter forças suficientes quando eu nascer e... morrer. É isto que deseja para você? É isto que deseja para o seu filhinho? Não creio que seja tão má. Quem irá cuidar de mim, quando pequeno? Quem irá cuidar de você, em sua velhice? Só você poderá responder. Desde agora necessito de seu amor, de seu carinho e se você não parar de fumar, mãezinha, prefiro morrer em seu ventre. Adeus, mãezinha, adeus para sempre, caso continue fumando. Mas, se você parar a tempo, prometo que serei bom e lhe ajudarei muito. Nascerei sadio e inteligente. Estudarei muito e então você será minha madrinha de formatura, sentirá orgulho de seu filho e quando você estiver com cabelos grisalhos, lerá pela milésima vez minha cartinha e pensará nos netinhos que eu lhe darei para completar sua felicidade. Sei que guardará para a eternidade esta minha cartinha, e vai mostrá-la a muitas outras futuras mãezinhas. E tenha certeza de que todas deixarão de fumar e seus filhos nascerão fortes como eu. Se por amor a mim, você deixou de fumar, espere-me mãezinha, espere-me que muito em breve estarei em seus braços, amamentando-me de seu leite, leite sadio e puro que me dará a vida.De seu bebê.Em tempo: ainda não sei meu nome, por isto deixo de assinar. Meu endereço? Ventre materno, onde só se chega com muito amor, de onde espero, mãezinha, sua resposta. Tenha pena de mim, ainda não sei me defender. Beijinhos. (http://redemaranatha.org.br/programas_ouvir.asp?codigodoprograma=869)