sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Esperança para vencer os traumas emocionais

Aqueles foram os 102 minutos mais tenebrosos da história dos Estados Unidos. Desde o impacto do primeiro avião com a torre norte do World Trade Center (WTC), no dia 11 de setembro de 2001, até o desabamento da segunda torre, foram eternos 102 minutos em que o mundo parecia ter perdido a respiração.

“Um avião bateu contra o WTC, há fogo, muita fumaça, mas não se assuste”, disse Tony Rocha à sua mulher, Marylin Marques, antes de o telefone ficar mudo. Em 1994, já com o curso de administração de empresas concluído, Tony se casou com Marylin. Além de bom marido e pai, ele se tornou respeitado corretor em Wall Street. Trabalhava na Cantor Fitzgerald Securities, cujos escritórios ficavam na torre norte do WTC. A Cantor perdeu 700 dos seus mil funcionários, entre os quais Tony, que deixou, além da esposa, dois filhos pequenos.

Quando viajamos de ônibus, metrô ou avião, nos deparamos com muitas pessoas. Algumas seguem imersas em livros ou jornais, outras olham pela janela do veículo indiferentes ao passageiro ao lado. Olhares perdidos de vidas que vêm e vão. Quantos traumas emocionais: tristezas, desilusões, sonhos frustrados, tragédias, saudades! Quem de nós não tem algum desses itens na bagagem? Quantas Marylins se arrastam pela vida sem seus Tonys?

Mas a verdade é que a maior parte da vida geralmente não é feita de desastres ou alegrias incomuns. Ao contrário, vivemos quase sempre uma rotina de eventos comuns. É nesses momentos que devemos nos preparar para enfrentar os traumas e as tragédias. Mas como? Primeiramente, é bom saber que Deus deseja libertar você de um passado de experiências dolorosas, curando seus traumas e restaurando-lhe o equilíbrio emocional. Assim, você pode olhar o futuro com esperança, mesmo sabendo que haverá experiências difíceis. O relacionamento constante com Deus em “tempos de bonança” é que nos fortalece para as tempestades.

Além disso, é bom lembrar que, conforme disse Fernando Sabino, conhecido escritor brasileiro, “no fim tudo dá certo; se ainda não deu é porque ainda não chegou o fim”. É isso mesmo. A Bíblia garante que este mundo terá um fim feliz para os que acreditam nisso – o fim das tragédias, o fim da dor, o fim da morte. Jesus prometeu em mais de 2.500 passagens bíblicas que Seu retorno é certo e que esse acontecimento será a solução para todos os problemas humanos. E o Mestre nunca mentiu.

É como se pudéssemos ouvir o Senhor dizendo: Há fogo, muita fumaça, mas não se assuste. “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28). “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas [inclusive a paz] lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações” (Mateus 6:33, 34). “Lancem sobre [Mim] toda a sua ansiedade, porque [Eu tenho] cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). "Nao se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se Eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver" (João 14:1-3).

Nunca se esqueça de que acima das nuvens de tragédias e tristezas que muitas vezes envolvem nossa vida, está o sol da esperança. E esse sol tem nome: Jesus.

(fonte: Michelson Borges)

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Aborto

Jovem que estava estudando longe da família, ficou grávida e, para não perder a confiança da família, e também para continuar estudando, decidiu fazer o aborto. “Converti-me e pedi perdão à Deus. Sei que Deus já me perdoou mas acho que eu ainda não me perdoei. Sinto-me péssima por ter sido tão cruel. O que devo fazer?”. A resposta daquela equipe de ajuda “online” foi a mais serena possível. “Saibas que tudo o que a Bíblia diz é a verdade. Ela diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo, para nos perdoar e nos purificar de toda a iniquidade. Deus é fiel para te perdoar e te purificar, isto é a verdade. Porém, o inimigo quer nos martirizar levando-nos à tristeza. Tudo isso é artimanha dele para te entristecer, fazendo com que não experimentes as bênçãos divinas. Não há pecado pequeno nem grande diante de Deus, os pecados são grandes ou pequenos no nosso plano pois trazem conseqüências grandes ou pequenas. Tirar a vida de um bebê indefeso é algo grave realmente. Traz conseqüências para a saúde física e emocional. Mas o começo da solução é aceitar que Jesus a ama muito, mesmo sem ter concordado com o que você fez em seu passado. Jesus veio a este mundo para salvar os ‘pecadores’ e isto inclui a todo ser humano. E Jesus prometeu: deixo-vos a minha paz. Aceite a paz de Jesus sobre você. Deixe o perdão divino invadir o teu coração. A partir de agora aceite esse perdão e não permita que nada nem ninguém te entristeça com o que já foi apagado por Deus em tua vida”. Que o Senhor nos abençoe!

Guardar o sábado ou domingo?


Se Jesus, Maria e os apóstolos guardavam o sábado, por que a maioria das igrejas cristãs guardam o domingo? É para comemorar a ressurreição de Jesus, dirão autoridades das igrejas católica, evangélicos e pentecostais. Na verdade, o domingo passou a ser guardado pelos cristãos a partir de decreto assinado em 7 março de 321, pelo imperador Constantino. "Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3). A Bíblia, ao contrário, diz que Deus abençoou o Sábado. Diz também que Ele santificou este dia. Ora, santificar quer dizer separar, deixar de lado. “Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nele nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus a terra, o mar e tudo o que neles há, e, no sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou”. Êxodo 20: 8-11. E agora? Seguir o dedo de Deus ou o decreto de um imperador?

sábado, 26 de julho de 2008

Calor de motor pode recarregar bateria

Quem esquenta a cabeça à toa desperdiça energia. Os motores quando esquentam, também. Mas um novo material elaborado por pesquisadores dos EUA pode, no futuro, ajudar os carros a aproveitarem a força que o calor oferece.
Em média, um carro a gasolina funciona com 25% da energia produzida por seu motor, enquanto 60% dela se perde por aquecimento. O jeito de tentar salvar essa energia é com equipamentos chamados de conversores termelétricos, que transformam calor em eletricidade. Os conversores atuais, porém, são pouco eficientes.
O novo material criado pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), divulgado hoje em artigo na revista "Science", promete usar 10% dessa energia desperdiçada para recarregar a bateria dos automóveis. Se os cientistas conseguirem aumentar a eficiência do material, ele também poderá ajudar o motor de carros híbridos e até converter calor do Sol em eletricidade.
O gerador termelétrico funciona como uma panela no fogão. Em vez de água, a "panela" é cheia de elétrons --as partículas que geram eletricidade quando se movem. À medida que o fogão esquenta a base da panela, os elétrons ganham energia e "evaporam", se concentrando perto da tampa da panela. A diferença de carga elétrica entre a tampa e o fundo é o que os físicos chamam de voltagem. "Você pode usar essa voltagem com uma bateria", explica Joseph Heremans, principal autor da pesquisa.
Segundo o cientista, conversores termelétricos são usados hoje apenas como última opção. Sondas espaciais, por exemplo, têm geradores que captam o calor de átomos radioativos. O grande problema para criar um conversor termelétrico eficiente é garantir que a energia do calor seja absorvida pelos elétrons e não pelos núcleos dos átomos do material, que a desperdiçam vibrando.
A maioria dos físicos estudando o problema procura fazer os átomos pararem de vibrar. Como uma gelatina que não para de tremer, porém, sempre persiste uma vibração mínima. "Para avançar, precisávamos usar outro mecanismo", diz Heremans.
Os pesquisadores resolveram, então, investigar como os elétrons viajam dentro de um material termelétrico conhecido há 50 anos --o telureto de chumbo-- um cristal feito de átomos de telúrio e de chumbo.
Heremans sabia que se trocasse os átomos de chumbo por outros, os elétrons captariam melhor a energia do calor.
"Tentamos vários átomos raros: cério, samário, európio, índio até chegar no tálio", conta. "Percebi que, com o tálio, era possível pôr muitos elétrons na energia que eu queria."
Amostras do material foram testadas por pesquisadores na Califórnia. A equipe descobriu que adicionar uma pitada de tálio ao cristal triplicava a voltagem gerada na faixa dos 500C -a temperatura nos escapamentos de carros.
Máquina a vapor
Já existem outros projetos para reaproveitar a energia do calor de motores usando máquinas a vapor -motores secundários que movem turbinas com a pressão da água que evapora com o calor gerado. Esses dispositivos, porém, são cheios de partes móveis e são difíceis de instalar e de manter.
"Eles ultrapassaram a barreira que torna os [conversores] termelétricos economicamente convenientes", comenta o físico Mário Baibich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Baibich destaca ainda a possibilidade de usar o material para aproveitar a energia solar. "A maior parte da energia que vem do Sol não está na forma de luz, e sim de calor."
Para o físico Harald Böttner, do Instituto Fraunhofer (Alemanha), o novo material conversor "tem relevância científica, mas não prática". "Ele contem tálio, um dos elementos químicos mais tóxicos", diz.
Uma bateria de cem quilos conteria dois quilos de tálio e teria de ser manejada com extremo cuidado. Outro problema é o chumbo, também tóxico, que vem sendo banido de produtos.

Grupo fará mapa genético de infartados


Um grupo de pesquisadores de São Paulo está preparando o primeiro mapa genético de brasileiros cardíacos. Dez pacientes atendidos pelo hospital do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia forneceram amostras de sangue para extração de DNA no momento do infarto, e a análise do material já está sendo feita agora, em colaboração com cientistas da Universidade da Catalunha (Espanha).
O projeto --coordenado pelo cardiologista Marcelo Sampaio, do Dante Pazzanese, e pelo bioquímico Mário Hirata, da USP (Universidade de São Paulo)-- tem como objetivo identificar quais genes permanecem mais ativos no organismo -ou menos- em momentos que caracterizam o infarto.
"Isso será a base, mais no futuro, da chamada farmacogenômica", diz Sampaio. "Com esses perfis, vai ser possível adequar o tratamento para os indivíduos em questão."
O DNA dos voluntários está sendo testado agora nos chamados "microarrays", ou chips de DNA -pequenas placas que atuam como se fossem milhares de tubos de ensaio usados para rastrear a ação de inúmeros genes numa única amostra.
"Existem pacientes com alterações presentes no DNA, mas nós não sabemos até que ponto elas representam problemas associados a doenças ou riscos", afirma o cardiologista. "Muito já foi testado e publicado em estudos, mas o grau de consistência desses trabalhos ainda é pouco significativo."
Quando os dados dos chips estiverem à mão, serão analisados por pesquisadores nos EUA que tentarão estabelecer uma correlação estatística entre o infarto e as alterações em genes. Sampaio afirma que os resultados do trabalho deverão estar prontos para publicação no início do ano que vem.
"Há uns dez ou quinze remédios que são universais para infartados, mas uns respondem melhor a certas drogas do que outros", diz. "Com esse estudo, surge a possibilidade de conseguirmos direcionar melhor o tratamento para indivíduos."

Sabor de alimento passa para leite materno, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno.
No estudo, publicado pela revista New Scientist, os pesquisadores pediram a 18 mulheres que fornecessem amostras de leite materno antes e depois de consumirem cápsulas que continham sabores distintos.
Segundo a pesquisa, o sabor de banana pôde ser detectado por uma hora após o consumo. O gosto de mentol durou oito horas.
De acordo com o experimento, os sabores de alcaçuz e sementes de cominho atingiram o máximo de concentração no leite materno em uma média de duas horas depois do consumo.
Além disso, os pesquisadores verificaram que os sabores de frutas não-cítricas alteraram o sabor do leite materno apenas levemente, e que os elementos químicos presentes na cenoura e nas frutas cítricas produziram mudanças mais visíveis.
Preparação
Helene Hausner, que liderou a pesquisa, afirmou que os resultados preliminares sugerem que uma variação de sabores no leite materno pode fazer com que o bebê aceite melhor novos sabores.
"A amamentação pode preparar a criança para mudanças de sabores quando elas começarem a ingerir alimentos sólidos", disse.
Ela acrescentou que mães que utilizam leite em pó podem conseguir o mesmo efeito se mudarem a marca de vez em quando.
Para a pesquisadora britânica Gill Rapley, o estudo demonstra que as mães não precisam ficar excessivamente preocupadas se sua dieta é capaz de prejudicar a saúde do bebê, já que os sabores dos alimentos desaparecem rapidamente do leite materno.
Nas observações feitas pelo estudo da Universidade de Copenhague, o gosto do leite materno mudou apenas por algumas horas na maioria dos casos.
(fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u426229.shtml)

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cuidados da vida

Se questionado, todo pai, toda mãe haverá de dizer que sua preocupação principal é ‘prover um bom lar para a sua família’. Alguém poderia perguntar. Se realmente é isso que motiva o seu estilo de vida, de trabalhar tanto e gastar tanto, então por que você deixa a sua família assistir a horas de televisão todas as noites sem se preocupar como o que a está afetando? Por que você não tem tempo para passar com seu filho? Por que você não usa seu tempo para interceder por sua filha adolescente rebelde? Por que não existe altar para a família orar em sua casa? Não é verdade que você é um viciado em trabalho, impulsionado pela ambição de chegar à frente e pela paixão de acumular mais posses? Você é o líder espiritual do seu lar? Você tem certeza de que é o interesse deles que o preocupam e não os seus? Paulo afirmou em 1 Timóteo 5.8, “mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”.