quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Convivência


Conta uma lenda chinesa que uma menina chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. Depois de algum tempo, passou a não se entender com a mãe de seu marido. Meses se passaram e Lili e sua sogra, cada vez mais, discutiam e brigavam. De acordo com a antiga tradição chinesa, a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. Lili já não suportando mais conviver com a sogra, decidiu tomar uma atitude e foi visitar um amigo de seu pai. Depois de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse: - Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenando sua sogra. Você não poderá usá-las de uma só vez para se livrar dela, porque isso causaria suspeitas. A cada dois dias, ponha um pouco destas ervas na comida dela. Para que ninguém suspeite de você, deverás ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. Não discuta, e ajudarei a resolver seu problema. A cada dois dias, Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. As atitudes da sogra também mudaram, e elas passaram a se tratar como mãe e filha. Assim, Lili decidiu procurar o amigo de seu pai para pedir que lhe ajudasse a evitar que o veneno matasse a sua sogra. - Não precisa se preocupar, disse o homem. As ervas que lhe dei não eram veneno e vitaminas para melhorar a saúde dela. O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela. Na China, existe uma regra dourada que diz: a pessoa que ama os outros também será amada!

Questão de amor aceito

Acreditar em Deus e no seu amor infinito, experimentá-lo como quem o prova aos poucos e, em retribuição, amá-lo com o maior amor humano possível, às vezes, com a decisão de renunciar até ao mais bonito amor humano..

Encontrar uma pessoa e amá-la com um amor gentil e sem reservas, conseguir amá-la sem adorá-la e, mesmo assim, saber que nela está quase tudo o que se buscou de bom neste mundo.

Santificar-se nesses amores e viver mais para os outros do que para si mesmo.

Passar estes amores a quem cruzar os nossos caminhos: eis o chamado da maioria dos humanos. Feliz aquele que ama e se sente amado. Feliz aquele que aceita não ser amado como gostaria, mas assim mesmo ama.

Feliz de quem, mesmo não tendo o amor que sonhou um dia encontrar, ama de maneira maiúscula e madura. De tal ser humano pode-se dizer que se tornou pessoa. (Pe. Zezinho SCJ)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Dores momentâneas

Algumas dores momentâneas nos libertam de dores futuras. Muita gente reclama da dor que está sentindo. Mas, vai sofrer muito mais se não passar pela dor que liberta. É o caso da extração de um dente, é o caso da extração de um tumor ou da amputação de um pé. Aquela dor momentânea vai libertar a pessoa de dor permanente ou de dores piores no futuro. Existe, portanto, uma dor que liberta. E este conceito teológico da dor que liberta, entra na mística da cruz; que é também uma passagem, uma dor que liberta.
O ser humano não nasceu para viver crucificado; em nenhum momento da sua vida, é chamado ao martírio sem sentido. Toda a dor sofrida tem um sentido. É uma questão de saber o sentido daquela falta de um braço, daquele pé mais curto ou daquele defeito naquela parte do corpo. Uma vez que aprendemos a viver com ele, descobrimos que nem por isso, somos menos gente. Uma flor cuja haste se quebrou, continua uma flor. Uma águia cuja asa se quebrou, continua uma águia mesmo se não consegue mais voar como as outras águias, mas ela não vira uma cobra. Um passarinho que não canta mais continua passarinho, não virou um cachorro. Na sua essência, mesmo não cantando, não voando, a ave continua ela mesma. E a flor mesmo machucada, continua perfumada e flor e tem sua beleza.
Quando damos importância excessiva à estética, esquecemos a ética. E é a ética que nos faz ser bonitos. Porque a estética sem ética perde o seu sentido. Nenhuma beleza é digna de contemplação se não estiver acompanhada da estética junto à ética. É o porquê da beleza que torna a beleza importante, e não ela em sim mesma. É o porquê da dor que torna a dor compreensiva e compreensível, e não a dor em si mesma. Para nós a cruz é loucura só para quem não crê; para quem crê, ela é - e pode ser - libertação. Foi Jesus quem disse que quando fosse elevado da Terra, atrairia todos a Ele. E disse mais: “Quem não tomar a sua cruz e não me acompanhar, não vai ser digno de mim”. (Padre Zezinho - SCJ)

Não desanimar diante do sofrimento


"Eu amo aqueles que me amam (Pr 8,17a).

Santa Gertrudes perguntava o que poderia oferecer a Deus de mais agradável e, interiormente, obteve a resposta do Senhor: "Minha filha, você não pode me fazer nada mais agradável do que suportar com paciência todos os sofrimentos que lhe aparecerem na vida".

Portanto, se assim o fizermos em nosso dia-a-dia, suportando tudo com paciência e amor, nossa recompensa não será outra a não ser o céu.

Peçamos ao Senhor, que durante este dia, Ele nos faça dignos de merecermos o amor d’Ele, que a nossa segurança não seja em ninguém aqui na terra a não ser n'Ele que nunca, em momento algum, nos decepciona nem nos abandona.

"Senhor, agradecemos pelo dom de nossa vida. Dai-nos a graça de, durante este dia, podermos perceber concretamente a Sua presença junto de nós nos momentos em que carregamos nossa cruz, para que não desanimemos, mas sim, caminhemos rumo ao Seu amor." (Luzia Santiago - Comunidade Canção Nova)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tempos outros

A atuação intempestiva, pra não dizer, inconseqüente, deste reles escrivinhador pela seara política local, rendeu algumas alegrias e incontáveis tristezas e decepções em tempos outros. Muito embora tenha mudado os conceitos sobre os políticos e a política como um todo, apesar de até ter melhorado o jeito de tratar desse tema tão complexo e doloroso – ao menos, penso que mudei e tento melhorar a cada dia -, confesso que não é fácil sobreviver em terreno tão belicoso. Os radicais de sempre dirão que o escrivinhador perdeu a embocadura, que não é mais o crítico ferrenho de velhos adversários políticos, que deixou de satisfazer às expectativas daqueles que sempre estiveram à sombra do poder e de suas benesses, os mesmos que não escondem sua intolerância contra o presidente, prefeito ou governador de plantão. Por outro lado, quem está no poder, invariavelmente é avesso às críticas, mesmo as mais legítimas. Assim, o crítico, seja quem for, é taxado de leviano e sofre com covardes perseguições. Arbitrário para os que do poder se locupletam, ou alienado, para os que perderam ou querem garantir sua boquinha. Contra essa velha corrente quero caminhar em paz com a consciência. O julgamento, deixo nas mãos de Deus. E bendito seja Deus!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Atribuir a Deus...

"Declarando-se fervoroso evangélico, em nome da igreja para a qual se convertera, o ator famoso e querido atribuía a Deus a sua cura de um grave problema cardíaco. Mas morreu aos 45 anos, de pneumonia. Deus lhe concedera mais alguns anos de vida.

Declarando-se fervorosa católica, fé que voltou a praticar quando soube da sua leucemia, a prefeita viveu mais três anos proclamando que Deus a curara e morreu da leucemia que voltara. Deus lhe concedera mais três anos de vida.

Proclamando-se sem fé, o jubilado escritor declarou-se curado de câncer e voltou à sua atividade de sempre, cheio de otimismo e agradecido à vida que, segundo ele, no seu caso, fora mais forte. Morreu um ano e onze meses depois do câncer que voltara. O Deus em quem ele não acreditava lhe dera mais dois anos de vida.

Proclamando sua fé em Deus a israelita, mãe de três filhos, um deles com Síndrome de Down, curou-se de maneira miraculosa de um câncer no fígado e viveu quase vinte anos sem nenhum retorno da enfermidade. Foi grata a Deus que a deixou viver até os setenta anos para deixar os filhos com alguma segurança de futuro.

Qual a diferença entre os quatro? Só Deus sabe. Expressaram suas convicções e delas viveram. “Foi Deus, não foi Deus, talvez tenha sido. Foi milagre de Deus, foi chance embutida na vida” ... A Igreja Católica ensina que, sim, Deus intervém, mas a intervenção, a mudança de curso ou de rumo vem dele. Da nossa parte cabe corresponder. Um milagre não deixa de ser milagre porque duvidamos que seja, nem um fato se torna milagre porque dizemos que é. Uma semana de vida a mais pode ser um milagre, mesmo que não o peçamos. E não se mede um milagre pelo pronto atendimento de Deus ou pelo prazo de validade. Há curas que duram mais tempo e há outras que significam mais uma chance de a pessoa crescer e realizar a sua missão. Só Deus sabe se foi milagre. Mas a nós cabe o direito e até o dever de expressar a nossa convicção de seres humanos que somos.

Proclamemos a nossa fé no Deus que cura os religiosos de todas as igrejas e também os ateus, cura quem o invoca e quem não o invoca, quem agradece e quem não reconhece. Seu amor já é um milagre, eterno porque terno! Não há milagre mais bonito do que o da paz e da ternura num coração agradecido pelo dom da vida!" (Padre Zezinho - 06/02/08)

Entidades assistenciais

Todos sabemos que as entidades assistenciais de Taquaritinga são determinantes para a o bem-estar e promoção de milhares de pessoas da cidade. Desnecessário falar dos anjos da guarda que trabalham diariamente no Lar São João Bosco, Asilo e na Sociedade São Vicente de Paulo. Nossa santa AVCC a cuidar com zelo fraternal de crianças, adultos e idosos acometidos de neoplasias malignas; os anjos de resgate do Horto de Deus e da Associação Anti-Alcoólica - só quem teve parentes e amigos ressuscitados da sarjeta do vício sabe da importância desse trabalho voluntário; os servos queridos de Deus da Associação Jesus Fonte de Água Viva; o trabalho fantástico da equipe do pastor Jamil, juventude da Quadrangular, Fundação Edmilson, Apae, Creche Jesus de Nazareth e tantos outros anjos de Deus. Cada qual a colocar seu tijolinho na obra do Senhor. As autoridades municipais, infelizmente, não dão o devido valor a esse santo trabalho. Mas Deus, que conhece o coração e as obras de cada um, saberá recompensar na justa medida. E bendito seja Deus!