segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pedi, e dar-se-vos-á

Conheço muitos pais que sofrem por verem seus filhos desempregados. Conheço muitas mães que choram dia e noite pela filha ou o filho que se perdeu nas drogas ou na prostituição. Infelizmente, também sei de pai e mãe que já entregaram os pontos, a vida lhes parece sem sentido, a depressão é a companheira inseparável, os dias são sempre sombrios e noite escura é um pesadelo sem fim. Mas é preciso testificar que sempre existe uma esperança, que a vida venceu a morte e que o dia feliz já vem. O Senhor Jesus ensina: “pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7: 7 e 8). “e esta é a confiança que temos para com Ele, que, se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que Lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que Lhe temos feito” (1 João 5: 14 e 15). O que estás esperando? Dobra teus joelhos agora e chore aos pés de Jesus. E que Deus derrame bênçãos sobre ti e tua casa. Amém!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A sabedoria em Jesus

A sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da Terra. Prov. 17:24.
A meta de toda pessoa inteligente é ser sábia. Adquirindo sabedoria, ela administra a vida de tal modo que acaba sendo feliz e fazendo felizes as pessoas que a rodeiam.
Você não compra sabedoria nas sofisticadas lojas do mundo. Ela é uma pedra preciosa que não tem preço. Os seres humanos a procuram por todo lado e não a encontram. O verso de hoje diz que “os olhos do insensato vagam pelas extremidades da Terra”. Todos procuram realização, prosperidade, sucesso e bens materiais. Acham que a felicidade é o resultado de conseguir essas coisas. Enganam-se. A vida mostra-lhes o erro.
Se você quiser a felicidade, procure a sabedoria. Você verá a vida de um prisma correto. A existência tem sentido. As coisas ou a falta de coisas não o impedem de desfrutar a vida na sua plenitude.
Onde encontrar sabedoria? Referindo-se a Jesus, o apóstolo Paulo disse: “Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.” Col. 2:3. Escrevendo aos coríntios, ele confirma esta verdade: “Cristo [é o] poder de Deus e sabedoria de Deus”. I Cor. 1:24.
No capítulo 8 do livro de Provérbios, a sabedoria diz a respeito de si mesma: “Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da Terra.” Prov. 8:23. Esse verso nos confirma que a sabedoria não é algo abstrato. Jesus é a própria sabedoria. E quando você vai e convive com Ele, todo dia, em todas as circunstâncias, as suas decisões não são apenas suas, mas inspiradas no próprio Senhor Jesus Cristo. Você decide com sabedoria.
Sem sabedoria, o ser humano vive se ferindo. Por melhores que sejam as intenções, por puras que lhe pareçam as suas motivações, elas nascem de um coração egoísta e estão condenadas a acabar na esfera humana.
Valores espirituais, que vençam as circunstâncias mais difíceis da vida, só podem ser achados em Jesus.
Converse com Ele hoje, antes de enfrentar os diferentes caminhos que a vida lhe apresentar. Consulte-O antes de tomar a decisão que precisa tomar, porque “a sabedoria é o alvo do inteligente, mas os olhos do insensato vagam pelas extremidades da Terra”.
(texto de Alejandro Bullón - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida) http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2007/frmd2007.html

A princesinha chorou

Esta semana foi um perereco lá em casa. A ‘princesinha da Paulo Scandar’ teve dias de febre por causa de uma inflamação na garganta e a gente chorou junto com ela. Embora não pareça grave, e felizmente não é, qualquer doençazinha a vitimar nossos filhos é suficiente para desandar a rotina das famílias. Verdade ou não? Graças à Deus e graças à Deus, Ana Clara não é de ficar doente. Toma gelado, brinca na piscina, abraça os cachorros, rola na terra, pinta e borda e está sempre de bem com a vida. Mas ninguém é de ferro e com nossa ‘paçoquinha’ não é diferente. Veio a febre, vieram as dores, as noites mal dormidas e a dificuldade de engolir. Como resultado, nosso anjinho ficou manhosa e chorosa. O médico receitou antitérmico e antibiótico via oral, mas organismo dela não aceitou e teve de tomar injeções. Graças à Deus e graças à Deus a febre baixou, a inflamação vai diminuindo e a princesinha voltou a rir e a gente também. Ainda bem. Graças à Deus! Rezo por ela e por tantos pais que choram o sofrimento de seus filhos. Que Deus nos abençoe e nos dê a paz! Amém!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A mega-sena da virada do ano

A mega-sena da virada do ano promete pagar até R$ 100 milhões ao ganhador e essa montanha de dinheiro tem mexido com o imaginário de milhões de brasileiros. Muitos e eu também não saberíamos o que fazer com tanta grana. O apóstolo Paulo, no entanto, adverte para os perigos da riqueza. "Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. (...) Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna". (1 Timóteo 6) E agora? Servir a Deus ou ao dinheiro?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Reverta as injustiças

Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos. Prov. 3:31.
Miguel de Cervantes Savedra, autor da obra Dom Quixote de la Mancha, a segunda obra mais vendida no mundo, depois da Bíblia, foi soldado, e ninguém poderia imaginar que um dia se converteria no maior escritor da língua hispana.
Como aconteceu essa transformação? Cervantes foi soldado do rei da Espanha durante sete anos na Itália, onde não poupou esforço para defender a coroa de Sua Majestade. Em 1575, sempre a serviço do rei, lutou na batalha de Lepanto, na Grécia, e perdeu a mobilização do braço esquerdo, razão pela qual foi conhecido depois como o maneta de Lepanto. Assim mesmo, continuou defendendo o rei por mais quatro anos. Nesse tempo, os piratas o seqüestraram e ele foi escravo dos turcos muçulmanos em Argel.
Destruído pela guerra, retornou à Espanha e solicitou ao rei um cargo nas colônias das Américas. Naqueles tempos, os cargos públicos eram uma espécie de favores que se davam a pessoas conhecidas. Como Cervantes não era nem protegido nem tinha dinheiro, descobriu que era ingenuidade sua pensar que receberia alguma nomeação por seus méritos nos campos de batalha.
A essa altura da vida, poderia ter abrigado no seu coração “inveja dos homens violentos” e, conseqüentemente, poderia ter-se entregado a uma vida de lamúrias, amarguras e queixas. Não o fez. Escreveu a famosa obra O Quixote, e embora pessoalmente nunca tenha chegado às Américas, a sua obra-prima sim. Não só à América, mas ao mundo todo, em inúmeras línguas. Eu li a sua obra, quando era um garoto de apenas treze anos.
Você nunca vai entender por que os maus prosperam, mas não tenha inveja deles nem desanime por causa “de seus caminhos”. Olhe para frente e, em nome de Jesus, reverta as “injustiças” que fizerem contra você. Siga o conselho do sábio: “Não tenhas inveja do homem violento, nem sigas nenhum de seus caminhos.”
(texto de Alejandro Bullón - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida) http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/medmat/2007/frmd2007.html

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Noites escuras

Conheço muita gente desesperada porque não consegue um emprego que lhes permita ao menos o sustento de seus filhos; estão perdidos em meio à noite escura da desesperança. O desemprego e a falta de oportunidades crescem no país e em Taquaritinga a situação não é diferente. Relatório do Ministério do Trabalho mostra que a cidade ficou entre as piores do Estado na geração de vagas em outubro último. Sem emprego e sem dinheiro, o cidadão perde o rumo e por vezes o respeito da esposa e filhos. Tem de esmolar uma cesta básica, o remédio, um lugar para morar. Nessas horas, tem gente que não consegue encontrar a saída e se entrega, parece folha seca ao sabor vento. Muitos se deixam acorrentar pela bebida, outros pelas drogas e aqueles que se definham nas garras da depressão. “Ao observarmos o que acontece ao nosso redor, percebemos que a noite deste mundo está cada vez mais densa. Há dor, tristeza e morte em nosso redor. Há injustiça, miséria e fome à nossa volta. Às vezes, dá a impressão de que tudo está perdido. Não é verdade. A noite deste mundo vai cessar. O sol de um novo dia já desponta no horizonte. O Senhor Jesus vem nos buscar. – Venha a Mim – Ele nos diz com Sua voz mansa. – Confie em Mim para atravessar as horas de escuridão que ainda restam. O que você vai fazer? Aceitará seu convite? A resposta é só sua” (trecho do livro Sinais de Esperança, de Alejandro Bullón)

Isaías 65

A morte prematura dos filhos, o desemprego, a dor, a fome, a filha que se prostituiu, o filho perdido nas drogas, a doença que atrofia ou limita a nossa vida, a falta de moradia ou de dinheiro para o aluguel. Para todos esses males, para todos nós, Deus, nosso Pai, tem a resposta. “Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. (...) Não haverá mais nela criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado. Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todo as obras das suas próprias mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a calamidade, porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus filhos estarão com eles. E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor” (Isaías 65:17-25). Bendito seja o Senhor!