Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! Sal. 150:6.
Este é o último Salmo da Bíblia. Tem seis versos, como o Salmo 1. O primeiro é um salmo de bênção, e este último é um salmo de louvor. Bênção e louvor vão sempre juntos. Não existe bênção sem louvor, e não há louvor sem bênção.
Nos cinco versos anteriores, o salmista explica a quem, por que e como louvar. O ato de louvar é mencionado três vezes.
O último verso, que escolhi para nossa meditação hoje, é um convite para que “todo ser que respira” louve ao Senhor. Esse convite é uma profecia. Chegará o dia em que todo o ser que respira, até aqueles que nunca quiseram reconhecer a Deus como Deus, dobrará seus joelhos diante do Senhor dos Exércitos.
Isto tem que ver com o ponto final da história do pecado. A primeira acusação do inimigo contra Deus foi que Deus exigia adoração de Suas criaturas por motivos egoístas. “Adorem a mim e tudo será diferente”, disse Lúcifer. E muitos anjos acreditaram nele. Esse foi o ponto de partida de uma história que, ao longo dos séculos, envolveu lágrimas, dor, sofrimento, traição, violência e morte.
A luta entre Cristo e Satanás é uma luta por causa da adoração. O inimigo intentou desesperadamente, ao longo da história, tirar a adoração de Deus. Hoje, ele afirma: “Adore o Sol, a Lua, a Terra, os cristais, qualquer coisa, inclusive a você mesmo, menos a Deus.” E parece vitorioso, porque a humanidade dá a impressão de estar confusa num labirinto de coisas para adorar.
A paciência de Deus é grande. Ele ama as Suas criaturas. Quando espera a adoração de Suas criaturas, não é porque Ele Se nutre com o louvor do homem. O homem precisa adorá-Lo para ser completo. A criatura será oca, vazia e infeliz, enquanto não for completa em Deus.
Chegará o dia em que esta história findará. O mal será extirpado definitivamente. Naquele dia, você estará entre os que voluntariamente O adoram ou entre aqueles que dobrarão os seus joelhos porque seu destino está selado para a destruição? Faça de sua vida, hoje, uma vida de adoração. Cante, louve e agradeça, mesmo em meio à dor.
A adoração é o melhor remédio para a tristeza. Por isso, “todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
segunda-feira, 13 de abril de 2009
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Vinagre ou bálsamo
O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre. Prov. 11:13.
Como você reage quando descobre uma pessoa fazendo algo errado? Conta para todo mundo ou fica calado achando que isso não é problema seu? Fala com a própria pessoa ou a denuncia? Numa pesquisa, a maioria respondeu que fala com a pessoa. Evidentemente, isso é o ideal. Mas a realidade é diferente. Basta contar para uma pessoa e essa pessoa para outra e, em pouco tempo, todo o mundo estará inteirado do assunto.
O que motiva a pessoa a fazer “correr” um segredo? O adjetivo mexeriqueiro originalmente expressa a idéia de um comerciante que viaja de cidade em cidade levando seus produtos em troca de dinheiro. Dessa perspectiva, o mexeriqueiro espera ganhar alguma coisa em troca das “novidades” que faz correr. Inconscientemente, ele acha que é vantagem mostrar que está “por dentro” de tudo o que acontece. O que não percebe é que todos olham para ele com pena, e às vezes com desprezo.
O fiel de espírito age diferente. Deve fidelidade primeiro a Deus, e depois à sua consciência. Não poderia ficar calado diante de uma circunstância errada. Omitir-se seria agredir seus princípios de vida. Então, procura a pessoa flagrada e conversa com ela.
Quando a pessoa que agiu errado sabe que seu “segredo” foi descoberto, mas percebe amor, compreensão e o desejo de ajudar naquele que a procura, geralmente abre o coração e muda de comportamento.
Todos somos ministros de Deus neste mundo. Fomos chamados para representar o Seu caráter. Quando lidamos com os erros alheios, eles vêem em nós o acusador ou o redentor. Nossas palavras serão vinagre ou bálsamo que cura.
Torne hoje um dia de restauração. Existem muitas pessoas feridas ao seu redor, muito mais perto do que você imagina. Seja para elas o bálsamo que sara, a água que limpa, o óleo que lubrifica. Quem lucrará é você. Mas, para isso, você precisa ir a Jesus e permitir que suas palavras sejam inspiradas por Ele.
Acredite em Jesus, por mais que as circunstâncias que envolvem sua vida hoje sejam difíceis. E não esqueça: “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.” Prov. 11:13.
(texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Como você reage quando descobre uma pessoa fazendo algo errado? Conta para todo mundo ou fica calado achando que isso não é problema seu? Fala com a própria pessoa ou a denuncia? Numa pesquisa, a maioria respondeu que fala com a pessoa. Evidentemente, isso é o ideal. Mas a realidade é diferente. Basta contar para uma pessoa e essa pessoa para outra e, em pouco tempo, todo o mundo estará inteirado do assunto.
O que motiva a pessoa a fazer “correr” um segredo? O adjetivo mexeriqueiro originalmente expressa a idéia de um comerciante que viaja de cidade em cidade levando seus produtos em troca de dinheiro. Dessa perspectiva, o mexeriqueiro espera ganhar alguma coisa em troca das “novidades” que faz correr. Inconscientemente, ele acha que é vantagem mostrar que está “por dentro” de tudo o que acontece. O que não percebe é que todos olham para ele com pena, e às vezes com desprezo.
O fiel de espírito age diferente. Deve fidelidade primeiro a Deus, e depois à sua consciência. Não poderia ficar calado diante de uma circunstância errada. Omitir-se seria agredir seus princípios de vida. Então, procura a pessoa flagrada e conversa com ela.
Quando a pessoa que agiu errado sabe que seu “segredo” foi descoberto, mas percebe amor, compreensão e o desejo de ajudar naquele que a procura, geralmente abre o coração e muda de comportamento.
Todos somos ministros de Deus neste mundo. Fomos chamados para representar o Seu caráter. Quando lidamos com os erros alheios, eles vêem em nós o acusador ou o redentor. Nossas palavras serão vinagre ou bálsamo que cura.
Torne hoje um dia de restauração. Existem muitas pessoas feridas ao seu redor, muito mais perto do que você imagina. Seja para elas o bálsamo que sara, a água que limpa, o óleo que lubrifica. Quem lucrará é você. Mas, para isso, você precisa ir a Jesus e permitir que suas palavras sejam inspiradas por Ele.
Acredite em Jesus, por mais que as circunstâncias que envolvem sua vida hoje sejam difíceis. E não esqueça: “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.” Prov. 11:13.
(texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Tuas obras são admiráveis
Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formate; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Sal. 139:14.
Qual é o tema deste salmo? O verso anterior explica: “Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe.” Os verbos “formar” e “fazer” sugerem um criador e uma criatura, uma obra e um mestre. Agora pense: Quando o seu computador não funciona, você não o leva imediatamente ao fabricante? Quem melhor do que ele poderá explicar a razão do problema e consertar o defeito?
Você não é feliz? Não gosta do trabalho que faz? Vai todo dia ao seu serviço só porque precisa sustentar a família? Talvez você esteja no lugar errado. Talvez ainda não descobriu qual é o plano de Deus para sua vida. No complicado panorama do Universo existe um lugar específico para você.
O salmo de hoje afirma que as obras de Deus são “formidáveis e maravilhosas”. Você é a obra-prima de Deus. Então, por que as coisas parecem não funcionar na sua vida? Deus o criou com um propósito especial e com habilidades especiais para cumprir esse propósito, e se você não está alcançando esse objetivo, com certeza, algo está errado.
Talvez você se pergunte: Como posso dar-me ao luxo de procurar um trabalho que combine com as minhas aptidões, se já tenho que agradecer a Deus pelo emprego que tenho?
Não se preocupe. Se você percebe que está no lugar errado, não se demita hoje. Vá a Deus. Não foi Ele quem o criou? Conte a Ele o que está sentindo. Quais os motivos por que você não é feliz. Não compreende a si mesmo? Procure o seu Criador. Fique com Jesus através da leitura da Bíblia, da oração e da meditação. De repente, no silêncio de seus minutos com Deus, você começará a sentir paz interior, e certeza daquilo que você deve fazer.
Davi afirma: “Graças Te dou.” Tente você fazer o mesmo. Louvar é reconhecer a Deus como Criador, humilhar-se diante dEle e agradecer-Lhe pela vida. Esse ato de louvor faz você tirar os olhos de si mesmo, de suas lutas, fracassos e incompreensões, e contemplar a grandiosidade divina. Aí, o medo, a tristeza, e a angústia desaparecem. Por isso, não saia hoje de casa sem dizer: “Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Qual é o tema deste salmo? O verso anterior explica: “Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe.” Os verbos “formar” e “fazer” sugerem um criador e uma criatura, uma obra e um mestre. Agora pense: Quando o seu computador não funciona, você não o leva imediatamente ao fabricante? Quem melhor do que ele poderá explicar a razão do problema e consertar o defeito?
Você não é feliz? Não gosta do trabalho que faz? Vai todo dia ao seu serviço só porque precisa sustentar a família? Talvez você esteja no lugar errado. Talvez ainda não descobriu qual é o plano de Deus para sua vida. No complicado panorama do Universo existe um lugar específico para você.
O salmo de hoje afirma que as obras de Deus são “formidáveis e maravilhosas”. Você é a obra-prima de Deus. Então, por que as coisas parecem não funcionar na sua vida? Deus o criou com um propósito especial e com habilidades especiais para cumprir esse propósito, e se você não está alcançando esse objetivo, com certeza, algo está errado.
Talvez você se pergunte: Como posso dar-me ao luxo de procurar um trabalho que combine com as minhas aptidões, se já tenho que agradecer a Deus pelo emprego que tenho?
Não se preocupe. Se você percebe que está no lugar errado, não se demita hoje. Vá a Deus. Não foi Ele quem o criou? Conte a Ele o que está sentindo. Quais os motivos por que você não é feliz. Não compreende a si mesmo? Procure o seu Criador. Fique com Jesus através da leitura da Bíblia, da oração e da meditação. De repente, no silêncio de seus minutos com Deus, você começará a sentir paz interior, e certeza daquilo que você deve fazer.
Davi afirma: “Graças Te dou.” Tente você fazer o mesmo. Louvar é reconhecer a Deus como Criador, humilhar-se diante dEle e agradecer-Lhe pela vida. Esse ato de louvor faz você tirar os olhos de si mesmo, de suas lutas, fracassos e incompreensões, e contemplar a grandiosidade divina. Aí, o medo, a tristeza, e a angústia desaparecem. Por isso, não saia hoje de casa sem dizer: “Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Velhice feliz
Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais. Prov. 17:6.
O homem de sessenta anos descobriu que estava com AIDS, e quase enlouqueceu. Comprou veneno para ratos, tomou uma quantidade expressiva e morreu. Foi o fim de uma história triste, marcada por decisões erradas.
Encontraram o cadáver cinco dias depois. Havia uma nota ao lado, que dizia: “Tive muitas oportunidades de aceitar a Jesus e O rejeitei. Hoje descobri que tenho uma doença fatal. Vou morrer. Apesar disso, sinto que Jesus me chama. Mas para que entregar-Lhe o coração, se a minha vida já não vale nada?”
Esse homem tinha um irmão gêmeo. Ambos tiveram os mesmos pais, receberam a mesma educação, foram instruídos nas mesmas escolas e amados do mesmo modo. Aos catorze anos, um deles aceitou a Jesus e o outro não. O primeiro passou a viver seguindo os conselhos divinos. Constituiu uma família feliz, teve três filhos que hoje são profissionais realizados e Deus lhe deu cinco netos. Aos oitenta anos de idade, ele vê que seus netos são a sua coroa, e seus filhos, a sua glória. A promessa divina é uma realidade na sua experiência.
O irmão gêmeo, porém, teve uma vida e um final diferentes: três matrimônios fracassados, não teve filhos e cometeu suicídio ao descobrir que estava com AIDS, como resultado da vida promíscua que vivera. Teve muitas oportunidades para decidir e decidiu errado.
Todos nos aproximamos irremediavelmente da velhice. Na Bíblia, encontramos promessas maravilhosas para aqueles que envelhecem seguindo as instruções divinas. Para estes, cada etapa da vida é especial, e da sua cadeira de balanço, um dia, poderão observar a família que construíram. A morte não os assusta porque têm o coração cheio de esperança.
Hoje é um dia para avaliar o caminho em que você transita. Para onde vai? Quem orienta os seus passos? É sua vida o desenvolvimento instintivo do impulso e o fruto de seu esforço guiado por padrões limitados a este mundo ou é a obediência aos princípios de vida de um Deus que nunca falha? Responda para si mesmo e lembre-se: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
O homem de sessenta anos descobriu que estava com AIDS, e quase enlouqueceu. Comprou veneno para ratos, tomou uma quantidade expressiva e morreu. Foi o fim de uma história triste, marcada por decisões erradas.
Encontraram o cadáver cinco dias depois. Havia uma nota ao lado, que dizia: “Tive muitas oportunidades de aceitar a Jesus e O rejeitei. Hoje descobri que tenho uma doença fatal. Vou morrer. Apesar disso, sinto que Jesus me chama. Mas para que entregar-Lhe o coração, se a minha vida já não vale nada?”
Esse homem tinha um irmão gêmeo. Ambos tiveram os mesmos pais, receberam a mesma educação, foram instruídos nas mesmas escolas e amados do mesmo modo. Aos catorze anos, um deles aceitou a Jesus e o outro não. O primeiro passou a viver seguindo os conselhos divinos. Constituiu uma família feliz, teve três filhos que hoje são profissionais realizados e Deus lhe deu cinco netos. Aos oitenta anos de idade, ele vê que seus netos são a sua coroa, e seus filhos, a sua glória. A promessa divina é uma realidade na sua experiência.
O irmão gêmeo, porém, teve uma vida e um final diferentes: três matrimônios fracassados, não teve filhos e cometeu suicídio ao descobrir que estava com AIDS, como resultado da vida promíscua que vivera. Teve muitas oportunidades para decidir e decidiu errado.
Todos nos aproximamos irremediavelmente da velhice. Na Bíblia, encontramos promessas maravilhosas para aqueles que envelhecem seguindo as instruções divinas. Para estes, cada etapa da vida é especial, e da sua cadeira de balanço, um dia, poderão observar a família que construíram. A morte não os assusta porque têm o coração cheio de esperança.
Hoje é um dia para avaliar o caminho em que você transita. Para onde vai? Quem orienta os seus passos? É sua vida o desenvolvimento instintivo do impulso e o fruto de seu esforço guiado por padrões limitados a este mundo ou é a obediência aos princípios de vida de um Deus que nunca falha? Responda para si mesmo e lembre-se: “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são os pais.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Caminho de santidade
O Teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? Sal. 77:13.
Fazia várias horas que meu guia e eu caminhávamos em silêncio. Com um facão na mão, ele abriu a trilha. Eu vinha atrás, meio desconfiado, porque o via olhar insistentemente para todos os lados. De repente, ele parou e respirou fundo.
“Não me diga que está perdido”, quase afirmei. Ele olhou para mim sem demonstrar muita emoção. “Eu nunca estou perdido”, disse ele. “Mas você está confuso”, repliquei. Desta vez, ele sorriu levemente, como que para me inspirar confiança, e afirmou: “Eu sou o caminho”, e continuou andando.
Nos anos em que fui missionário na Amazônia, aprendi a importância de seguir o guia. É a única maneira de sobreviver aos perigos. Seguir o guia é indispensável. Ele sempre sabe qual é o caminho.
No verso de hoje, Asafe descobre o caminho de Deus. “Teu caminho... é de santidade”, afirma ele. No original hebraico, a palavra “santo” é qadôsh, que significa separado para um propósito especial.
Na vida, há muitos caminhos. Cada um tem um propósito diferente, mas o fim sempre é o mesmo: a destruição do ser humano. De todos eles, existe um caminho especial, diferente, separado e consagrado para levar o ser humano ao desejado porto da felicidade. Deus tira desse caminho tudo aquilo que distrai a atenção. Por isso, é um caminho santo. As pessoas que seguem esse caminho são santas por causa de seu relacionamento com o Deus Santo que os chamou.
Não é fácil ter sempre consciência de ter sido separado por Deus para viver uma vida de valores e princípios espirituais. Sozinho, ninguém conseguirá viver a vida que Deus deseja. Por isso, o salmista menciona também o poder. “Que deus é tão grande como o nosso Deus?”
A resposta é óbvia. Ninguém. Nenhum dos deuses pequenos que a criatura fabrica será capaz de implantar no coração humano o princípio da santidade.
Faça de sua vida, hoje, uma vida de entrega e consagração ao elevado propósito que Deus tinha em mente quando permitiu que você nascesse. Aceite Seu conselho, siga o Seu caminho. Ninguém que fez isso fracassou na vida. Antes de sair de casa, repita: “O Teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Fazia várias horas que meu guia e eu caminhávamos em silêncio. Com um facão na mão, ele abriu a trilha. Eu vinha atrás, meio desconfiado, porque o via olhar insistentemente para todos os lados. De repente, ele parou e respirou fundo.
“Não me diga que está perdido”, quase afirmei. Ele olhou para mim sem demonstrar muita emoção. “Eu nunca estou perdido”, disse ele. “Mas você está confuso”, repliquei. Desta vez, ele sorriu levemente, como que para me inspirar confiança, e afirmou: “Eu sou o caminho”, e continuou andando.
Nos anos em que fui missionário na Amazônia, aprendi a importância de seguir o guia. É a única maneira de sobreviver aos perigos. Seguir o guia é indispensável. Ele sempre sabe qual é o caminho.
No verso de hoje, Asafe descobre o caminho de Deus. “Teu caminho... é de santidade”, afirma ele. No original hebraico, a palavra “santo” é qadôsh, que significa separado para um propósito especial.
Na vida, há muitos caminhos. Cada um tem um propósito diferente, mas o fim sempre é o mesmo: a destruição do ser humano. De todos eles, existe um caminho especial, diferente, separado e consagrado para levar o ser humano ao desejado porto da felicidade. Deus tira desse caminho tudo aquilo que distrai a atenção. Por isso, é um caminho santo. As pessoas que seguem esse caminho são santas por causa de seu relacionamento com o Deus Santo que os chamou.
Não é fácil ter sempre consciência de ter sido separado por Deus para viver uma vida de valores e princípios espirituais. Sozinho, ninguém conseguirá viver a vida que Deus deseja. Por isso, o salmista menciona também o poder. “Que deus é tão grande como o nosso Deus?”
A resposta é óbvia. Ninguém. Nenhum dos deuses pequenos que a criatura fabrica será capaz de implantar no coração humano o princípio da santidade.
Faça de sua vida, hoje, uma vida de entrega e consagração ao elevado propósito que Deus tinha em mente quando permitiu que você nascesse. Aceite Seu conselho, siga o Seu caminho. Ninguém que fez isso fracassou na vida. Antes de sair de casa, repita: “O Teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Seja uma influência positiva
Pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada. Prov. 11:11.
Você é parte de uma comunidade. Na vida profissional, religiosa, familiar ou social, você não é uma ilha separada das outras pessoas. Todos dependemos de todos. Todos exercemos influência, para o bem ou para o mal. As palavras e ações são determinantes e ninguém pode evitar as conseqüências.
No ano 2004, o pequeno principado de Palau foi abalado com o assassinato cruel de uma família de missionários brasileiros. A polícia prendeu logo o assassino. O país todo estava envergonhado com a ação perversa de um membro de sua comunidade.
Alguns dias depois, chegaram a Palau os pais do missionário. Para surpresa de todos, a mãe enlutada visitou o assassino preso e disse que o perdoava, apesar da dor terrível que estava sentindo pela morte do filho.
A notícia dessa estranha visita à prisão comoveu o país inteiro, e as pessoas achavam difícil acreditar que, num mundo de tanta violência, pudesse haver ainda lugar para o amor e o perdão.
Acho que, em circunstâncias parecidas, a reação natural de qualquer ser humano seria dar lugar ao desejo de vingança ou pelo menos “exigir” justiça, esperando que o marginal ficasse o resto da vida na prisão. A atitude dessa mãe não foi fruto de nenhum tipo de filosofia, mas o resultado do trabalho que o Espírito de Deus realiza no coração de pessoas sinceras que buscam viver uma experiência de comunhão diária com Jesus.
Essa experiência não é mística. Você não precisa se isolar do mundo para tentar ser bom. Você pode continuar com suas atividades diárias, participando da vida de sua comunidade, cumprindo seus deveres de cidadão; enfim, vivendo como um ser humano comum e, no entanto, tendo a consciência de que você nunca está sozinho. Jesus está sempre ao seu lado, inspirando em você os sentimentos mais puros e nobres em meio às adversidades e dificuldades que possam aparecer.
Torne hoje um dia de companheirismo com Jesus. Permita que o caráter de Cristo se reproduza em você, lembrando que “pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada”. Prov. 11:11. (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Você é parte de uma comunidade. Na vida profissional, religiosa, familiar ou social, você não é uma ilha separada das outras pessoas. Todos dependemos de todos. Todos exercemos influência, para o bem ou para o mal. As palavras e ações são determinantes e ninguém pode evitar as conseqüências.
No ano 2004, o pequeno principado de Palau foi abalado com o assassinato cruel de uma família de missionários brasileiros. A polícia prendeu logo o assassino. O país todo estava envergonhado com a ação perversa de um membro de sua comunidade.
Alguns dias depois, chegaram a Palau os pais do missionário. Para surpresa de todos, a mãe enlutada visitou o assassino preso e disse que o perdoava, apesar da dor terrível que estava sentindo pela morte do filho.
A notícia dessa estranha visita à prisão comoveu o país inteiro, e as pessoas achavam difícil acreditar que, num mundo de tanta violência, pudesse haver ainda lugar para o amor e o perdão.
Acho que, em circunstâncias parecidas, a reação natural de qualquer ser humano seria dar lugar ao desejo de vingança ou pelo menos “exigir” justiça, esperando que o marginal ficasse o resto da vida na prisão. A atitude dessa mãe não foi fruto de nenhum tipo de filosofia, mas o resultado do trabalho que o Espírito de Deus realiza no coração de pessoas sinceras que buscam viver uma experiência de comunhão diária com Jesus.
Essa experiência não é mística. Você não precisa se isolar do mundo para tentar ser bom. Você pode continuar com suas atividades diárias, participando da vida de sua comunidade, cumprindo seus deveres de cidadão; enfim, vivendo como um ser humano comum e, no entanto, tendo a consciência de que você nunca está sozinho. Jesus está sempre ao seu lado, inspirando em você os sentimentos mais puros e nobres em meio às adversidades e dificuldades que possam aparecer.
Torne hoje um dia de companheirismo com Jesus. Permita que o caráter de Cristo se reproduza em você, lembrando que “pela bênção que os retos suscitam, a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derribada”. Prov. 11:11. (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
A necessidade de louvor
Louvem o nome do Senhor, porque só o Seu nome é excelso; a Sua majestade é acima da Terra e do céu. Sal. 148:13.
Este é um convite à adoração. É difícil tomar, neste salmo, um verso separado dos demais. Spurgeon definia este salmo como “indivisível”. Eu tomei o verso treze para a meditação.
O salmista convoca todas as criaturas para louvar o nome de Deus. Na cultura hebraica, o nome de uma pessoa expressava o seu caráter. Para referir-se a Deus, os hebreus utilizavam pelo menos cinco nomes. Eles expressavam Sua misericórdia, justiça, poder e soberania.
Enquanto a maioria das pessoas usa o poder para destruir e subjugar, o Senhor o usa para amar e administrar justiça. Só um ser humano transformado pela graça de Cristo é capaz de colocar o poder a serviço da justiça.
O nome de Deus é excelso porque o Seu caráter é excelso. O salmista fala da grandeza de Deus. “A Sua majestade é acima da Terra e do céu”, conclui.
Reconhecer a grandeza de Deus é garantia de equilíbrio para a criatura. A humanidade vive hoje preocupada com o equilíbrio ecológico. Segundo a ecologia, a natureza deve ser conservada para manter o equilíbrio da vida. O homem parece ignorar que o equilíbrio ecológico depende do equilíbrio cosmológico.
O princípio ecológico nasce do cosmológico. O princípio estabelece que, no Universo, cada ser deve ser preservado em seu devido lugar. O que acontece com o homem? Tenta tirar Deus do Seu lugar de supremo Criador do Universo.
Isto não afeta a Deus; Ele continua sendo Deus. Afeta a criatura. Sem Deus, o homem se desintegra, agride a si mesmo, à natureza, ao ambiente em que vive, aos seres amados, enfim.
Que equilíbrio ecológico pode se esperar de uma humanidade desequilibrada interiormente? Eis a razão por que o salmista conclama todas as criaturas a adorar a Deus. Adorá-Lo é reconhecê-Lo. “Acima da Terra e do céu.” Fazer isto é garantir a própria existência.
Faça de hoje um dia de adoração. Siga o conselho de Davi. “Louvem o nome do Senhor, porque só o Seu nome é excelso; a Sua majestade é acima da Terra e do céu.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Este é um convite à adoração. É difícil tomar, neste salmo, um verso separado dos demais. Spurgeon definia este salmo como “indivisível”. Eu tomei o verso treze para a meditação.
O salmista convoca todas as criaturas para louvar o nome de Deus. Na cultura hebraica, o nome de uma pessoa expressava o seu caráter. Para referir-se a Deus, os hebreus utilizavam pelo menos cinco nomes. Eles expressavam Sua misericórdia, justiça, poder e soberania.
Enquanto a maioria das pessoas usa o poder para destruir e subjugar, o Senhor o usa para amar e administrar justiça. Só um ser humano transformado pela graça de Cristo é capaz de colocar o poder a serviço da justiça.
O nome de Deus é excelso porque o Seu caráter é excelso. O salmista fala da grandeza de Deus. “A Sua majestade é acima da Terra e do céu”, conclui.
Reconhecer a grandeza de Deus é garantia de equilíbrio para a criatura. A humanidade vive hoje preocupada com o equilíbrio ecológico. Segundo a ecologia, a natureza deve ser conservada para manter o equilíbrio da vida. O homem parece ignorar que o equilíbrio ecológico depende do equilíbrio cosmológico.
O princípio ecológico nasce do cosmológico. O princípio estabelece que, no Universo, cada ser deve ser preservado em seu devido lugar. O que acontece com o homem? Tenta tirar Deus do Seu lugar de supremo Criador do Universo.
Isto não afeta a Deus; Ele continua sendo Deus. Afeta a criatura. Sem Deus, o homem se desintegra, agride a si mesmo, à natureza, ao ambiente em que vive, aos seres amados, enfim.
Que equilíbrio ecológico pode se esperar de uma humanidade desequilibrada interiormente? Eis a razão por que o salmista conclama todas as criaturas a adorar a Deus. Adorá-Lo é reconhecê-Lo. “Acima da Terra e do céu.” Fazer isto é garantir a própria existência.
Faça de hoje um dia de adoração. Siga o conselho de Davi. “Louvem o nome do Senhor, porque só o Seu nome é excelso; a Sua majestade é acima da Terra e do céu.” (texto de Alejandro Bullon - Meditações Diárias 2007 - Janelas para a Vida)
Assinar:
Postagens (Atom)