terça-feira, 24 de março de 2009
A gente se acostuma
Um texto de autor desconhecido diz que "a gente se acostuma desde criança a obedecer aos mais velhos. E porque tem de obedecer, logo se acostuma a não ser ouvido, porque sempre está errado. E estando errado, logo se acostuma a sentir medo. E porque sente medo, logo se acostuma, desde cedo, a não expressar os sentimentos, os dons, as emoções. A gente se acostuma com as indelicadezas da vida diária. E porque não tem outra alternativa, logo se acostuma com gritos e palavras ríspidas. E porque sempre ouvimos gritos, logo acostumamos a tratar mal as pessoas. E, à medida que se acostuma, esquece os gritos, esquece as palavras e esquece as pessoas. A gente se acostuma a não pedir, por favor, com licença, obrigado, logo se acostuma a não sentar para conversar, porque não tem tempo para banalidades. E por isso se acostuma a não dizer bom dia e a agradece à Deus porque as pessoas não nos reconhecem na rua. E, à medida que se acostuma, isola-se da convivência, das amizades, do relacionamento da vida. A gente se acostuma com a violência dos contos de fadas, de histórias de quadrinhos, revistas, jornais, rádio, televisão. E logo se acostuma com a violência cotidiana tão perto, nas ruas, nos locais de trabalho, até mesmo dentro da própria casa". (20/03/09)
segunda-feira, 16 de março de 2009
O menino que queria ser um televisor
O secretário municipal de Administração Wilson Rodrigues enviou-me um texto sobre um menino que queria ser um televisor. A narrativa diz que o garoto, meditando enquanto orava, pediu a Deus: “Senhor, esta noite eu te peço algo especial: transforme-me em um televisor. Quero ocupar o seu lugar. Viver como vive o TV de minha casa. Ter um lugar especial pra mim, e minha família ao meu redor... Ser levado à sério quando falo... Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos. Quero receber o mesmo cuidado especial que o TV recebe quando não funciona. E ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos ‘briguem’ para estar comigo. Quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu possa divertir a todos. Senhor, não te peço muito. Só quero viver o que vive qualquer televisor. Amém!” (13/03/09)
quarta-feira, 11 de março de 2009
O amanhã
A amiga Cibele Mansur não abre mão de um plano de saúde. "A gente nunca sabe o dia de amanhã e, nesse dia, se precisarmos de um procedimento cirúrgico qualquer ou de uma cirurgia eletiva, é aí que o bicho pega", afirma. Cibele tem razão, o problema é a falta do vil metal. Desgraçadamente, a maioria da população não tem recursos suficientes para bancar qualquer plano de saúde e é obrigada a engolir o SUS e suas filas intermináveis e atendimentos, quando tem, de quinta categoria. No tempo de Jesus não havia os tais planos de saúde. Talvez, por isso, tenha ensinado de modo diferente: "não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só dia à duração de sua vida? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado". (Matheus 6, 24-34) (27/02/09)
A crise mundial
Que a crise mundial é real e tem afetado negativamente a economia de diversas empresas, inclusive com a demissão de milhares de funcionários, isso não há dúvida. Que essa situação acaba abalando o dia a dia de empresas nacionais em razão do protecionismo adotado pelos dos países que acumulam perdas financeiras, é outra realidade insofismável. O problema é que empresários ardilosos aproveitam a ocasião para faturar milhões. São mos donos das grandes montadoras automobilísticas que ameaçam demitir ou demitem sem escrúpulos para forçar a injeção de dinheiro público, são os bancos falidos e banqueiros inconsequentes a clamarem por recursos que os ‘salvem’ da bancarrota, e assim vai. Só o volume impressionante de dinheiro público que os Estados Unidos destinaram para montadoras de carros e bancos do país daria para acabar com a fome mundial, ao menos que momentaneamente. Mas a prioridade dos governantes é outra, infelizmente. O que eu temo, na realidade, são os efeitos dessa crise em nossa cidade. Sem empregos na indústria, a cidade é tocada pela Prefeitura, a maior empregadora local, o comércio e o agronegócio. A Prefeitura reclama da diminuição de repasses do governo. O comércio, pelo que se observa vai se sustentando. Até quando não se sabe. O agronegócio depende do sobe e desce das bolsas e cotações do dólar. A cidade depende desses três segmentos. Que Deus os ajude. Amém! (06/03/09)
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Carnaval
A maioria dos brasileiros espera os dias de Carnaval para extravasar. O estresse do dia-a-dia, as contas a vencer e o desemprego são momentaneamente esquecidos e o que importa é ser feliz. Muitos aproveitam o feriadão para tomar todas, beber até cair e namorar como se não houvesse amanhã. As consequências dessas atitudes quase sempre vão desaguar na farmácia, nos pronto-socorros ou gravidez inesperada. Tem quem aproveita para se entupir de drogas ou estimulantes para desespero dos familiares e das artérias coronárias. Nesse tempo, muitos revelam a verdadeira identidade em atos de violência, de insanidade ou de preferências sexuais. Outros mais serenos aproveitam o tempo livre para investir na saúde, exercitar os músculos, enriquecer conhecimentos, brincar com os filhos e ficar mais com a família. A Palavra de Deus diz que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz” (Eclesiastes 3, 1-8). Aproveite bem o seu tempo. (20/2/2009)
Os caminhos da Ciência
Cento e cinquenta anos depois de o evolucionis-ta inglês Charles Darwin tirar do homem o status de ''criado à imagem e semelhança'' de Deus, rebaixando-o a um mero macaco aperfeiçoado, muito se evoluiu no campo da ciência e a tecnologia nos oferece maravilhas incontáveis. A pobreza, a injustiça, a doença e a insanidade, porém, não foram banidas. Na opinião do educador Loron Wade, a razão pela qual essas calamidades continuam, ano após ano, é que elas não são um problema científico ou tecnológico. "Peça que a ciência projete um raio de energia eletromagnética através do espaço e nos envie um foto da superfície de Marte ou Tritão, e ela rapidamente nos dará a resposta. Pergunte como se organiza o genoma humano ou qual é a natureza das endorfinas e com o elas afetam as células do cérebro, e ela não hesitará em responder. Porém, se lhe perguntarmos como resolver os piores problemas da atualidade, ela terá de dizer: 'Sinto muito, essa não é a minha área'. Isso acontece porque os piores problemas de nossa época não são de natureza científica, e sim moral. Considere, por exemplo, a fome. Há pessoas famintas não por causa da escassez de alimentos no mundo, mas por causa de uma terrível desigualdade na sua distribuição. Essa desigualdade, por sua vez, é o resultado de uma distribuição ainda mais desigual de riqueza, educação e meios de produção e transporte. A opressão e a negligência dos que não têm nada por parte dos que têm demais é definitivamente um problema moral. Por quanto tempo mais continuaremos insistindo em buscar soluções onde elas não existem?" Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6). - 13/2/2009
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Fartar-se do próprio pão
É bom dormir depois de um dia de trabalho produtivo. "O sono é o instrumento divino para a renovação das energias", ensina o pastor Alejandro Bullon. O sono é necessidade diária, a preguiça, não! A Bíblia, e especialmente o livro de Provérbios, está repleta de advertências sobre o perigo de dormir quando é hora de trabalhar. "Ficar deitado, esperando que um corvo traga pão para alimentá-lo, ou que o pouco de farinha e azeite que ainda restam na despensa durem para sempre são atitudes próprias do insensato", adverte Bullon. "Mas esses milagres não estão registrados na Bíblia? Estão, sim. Aconteceram em circunstâncias extremas. Deus, hoje, continua disposto a agir miraculosamente em situações desse tipo. O maior milagre que Ele pode fazer, no entanto, é levar você ao trabalho. 'Desperte', diz Ele, 'abra os olhos, trabalhe e Eu o abençoarei, de modo que você se fartará do seu próprio pão.' Comece hoje com o que está em suas mãos. O único trabalho que nunca se realiza é aquele que não é começado. Todas as coisas extraordinárias que hoje existem foram consideradas impossíveis antes que alguém aceitasse o desafio de realizá-las. Vá hoje a Jesus. Não para pedir que o abençoe fazendo aparecer um emprego, mas pedindo que Ele lhe dê forças para sair procurando o emprego. Faça o que pode fazer. Deixe o resto com Jesus. Ele abrirá as portas. Você precisa bater. Ele frutificará a obra de suas mãos. Você precisa trabalhar. A fórmula do êxito é orar muito e trabalhar muito. Torne hoje um dia de muita oração e de muita ação. Lembre-se do conselho do homem mais rico e sábio da Bíblia: 'Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão'. (fonte: Alejandro Bullon/Janelas para a vida) 6/2/2009
Assinar:
Postagens (Atom)