sábado, 26 de julho de 2008

Sabor de alimento passa para leite materno, diz estudo

Uma pesquisa da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, indica que o sabor de alimentos consumidos pela mãe durante o período de amamentação passa para o leite materno.
No estudo, publicado pela revista New Scientist, os pesquisadores pediram a 18 mulheres que fornecessem amostras de leite materno antes e depois de consumirem cápsulas que continham sabores distintos.
Segundo a pesquisa, o sabor de banana pôde ser detectado por uma hora após o consumo. O gosto de mentol durou oito horas.
De acordo com o experimento, os sabores de alcaçuz e sementes de cominho atingiram o máximo de concentração no leite materno em uma média de duas horas depois do consumo.
Além disso, os pesquisadores verificaram que os sabores de frutas não-cítricas alteraram o sabor do leite materno apenas levemente, e que os elementos químicos presentes na cenoura e nas frutas cítricas produziram mudanças mais visíveis.
Preparação
Helene Hausner, que liderou a pesquisa, afirmou que os resultados preliminares sugerem que uma variação de sabores no leite materno pode fazer com que o bebê aceite melhor novos sabores.
"A amamentação pode preparar a criança para mudanças de sabores quando elas começarem a ingerir alimentos sólidos", disse.
Ela acrescentou que mães que utilizam leite em pó podem conseguir o mesmo efeito se mudarem a marca de vez em quando.
Para a pesquisadora britânica Gill Rapley, o estudo demonstra que as mães não precisam ficar excessivamente preocupadas se sua dieta é capaz de prejudicar a saúde do bebê, já que os sabores dos alimentos desaparecem rapidamente do leite materno.
Nas observações feitas pelo estudo da Universidade de Copenhague, o gosto do leite materno mudou apenas por algumas horas na maioria dos casos.
(fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u426229.shtml)

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Cuidados da vida

Se questionado, todo pai, toda mãe haverá de dizer que sua preocupação principal é ‘prover um bom lar para a sua família’. Alguém poderia perguntar. Se realmente é isso que motiva o seu estilo de vida, de trabalhar tanto e gastar tanto, então por que você deixa a sua família assistir a horas de televisão todas as noites sem se preocupar como o que a está afetando? Por que você não tem tempo para passar com seu filho? Por que você não usa seu tempo para interceder por sua filha adolescente rebelde? Por que não existe altar para a família orar em sua casa? Não é verdade que você é um viciado em trabalho, impulsionado pela ambição de chegar à frente e pela paixão de acumular mais posses? Você é o líder espiritual do seu lar? Você tem certeza de que é o interesse deles que o preocupam e não os seus? Paulo afirmou em 1 Timóteo 5.8, “mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”.

Caminhos

Conheço quem se encontrou depois de ler um livro de auto-ajuda, após o filme revelador, depois de um passe naquele centro, esquentando o banco daquela igreja, no trabalho na encruzilhada, nas indagações metafísicas, no cântico inspirado, no pensamento dialético, na solidão das montanhas, na proteção do guia espiritual, no reino da física quântica, no sermão do padre, no boteco da esquina, na unção do avivamento, nos fundamentos da sociologia, após o exorcismo do pastor, naquela pedra preciosa, ou no divã do psicanalista. Muito são os caminhos, inúmeros os portos seguros. Parodiando Charles H. Mackintosh, meu único refúgio, minha única fonte, minha única força, meu único conforto, minha única autoridade, é a preciosa Palavra de Deus. Tire isso, e não tenho absolutamente nada; dê-me isso, e não quero mais nada.

Alimentação

Parcerias que não Funcionam

Frutas com
qualquer
outro tipo de alimento

Frutas só combinam com frutas. Seu tempo de digestão é de 30 minutos. Se for associada com outro alimento ficará muito mais tempo no estômago, fermentando e estragando tudo o que estiver junto com ela. Portanto, após comer uma fruta, espere no mínimo 1/2 hora antes de ingerir outra coisa. E não as coma como sobremesa. Em tempo: frutas secas demoram cerca de uma hora para serem digeridas, mas podem ser combinadas com as frescas na mesma refeição. E há algumas neutras, como limão e abacate, que podem ser usadas em pratos de saladas como ingrediente ou tempero.

Proteínas
com carboidratos

O tempo de digestão das proteínas (carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas) é de 4 horas. Dos carboidratos (batata, raízes, cereais, massas e farináceos), 3 horas. Cada um desses alimentos precisa de um suco digestivo diferente para ser digerido, e esses sucos não combinam entre si. Em outras palavras: se consumir proteína e carboidrato na mesma refeição, a reação química entre eles será neutralizada e a digestão anulada. Conclusão: depois de comer uma proteína, aguarde 4 horas antes de ingerir outro alimento. Após comer um carboidrato, espere 3 horas.

Proteínas
com
proteínas

Não combine numa mesma refeição duas proteínas diferentes. Exemplos: bife à parmigiana (carne + queijo), omelete de queijo (ovos + queijo), bife a cavalo (carne + ovo). Quando ingeridas simultaneamente, o organismo não consegue processá-las direito e acabam apodrecendo no estômago.

Líquidos
e
sólidos

Tomar líquidos durante a refeição dilata o estômago e atrapalha a digestão, já que dilui os sucos digestivos e diminui seu poder de atuação. Portanto, beba líquidos até 10 minutos antes ou 2 horas depois.

Respeitar as etapas do processo digestivo

Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. No gráfico abaixo você vai conferir que existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos...

Eliminação das 4hs ás 12 hs: Momento em que o organismo se livra dos resíduos não aproveitados. Os únicos alimentos liberados nesse horário são as frutas.

Ingestão das 12hs ás 20 hs: Período que devem ser feitas as refeições ( almoço e jantar )

Assimilação das 20 hs ás 4 hs: Durante este período não se pode comer nada, o organismo está assimilando os alimentos ingeridos durante o dia.

Fonte: Planeta Natural

Vasos chineses

Conta a lenda que uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na
extremidade de uma vara que ela carregava nas costas. Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada da torrente até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio. Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer. Depois de dois anos, refletindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho: 'Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa...' A velhinha sorriu: 'Você reparou que lindas flores tem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira
da estrada do teu lado. E todo dia, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa’. Todos temos a nossas limitações ou defeitos. Mas a limitação ou defeito de cada um é que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Os 'sem história'

O jovem radialista Edivir Delapina não sabia da velha estação de Ribeirãozinho, inaugurada em 1901, muito pouco tempo depois da fundação da cidade. Em 1955, a retificação da EFA (Estrada de Ferro Araraquara) chegou à Taquaritinga, costeando-a pelo norte e eliminando a estação original da linha. Para Edivir, a Estação Ferroviária sempre existiu na Vila São Sebastião. Talvez, seja esse o pensamento maioria das pessoas de sua geração, porque a história da cidade foi, digamos, apossada por gente que quer exclusividade ou mesmo ‘direito’ de venda das informações. Morreu o historiador José Romanelli e seus muitos guardados, dizem, foram parar nas mãos de quem não entendeu o que é ou não quer saber de partilhar. Tal qual água parada, a história da cidade morre nas mãos da ganância. Nas nossas escolas não se ensina dos nossos primeiros teatros, dos nossos cinemas, das primeiras empresas, ou de como a cidade cresceu porque os professores também não sabem, não têm livros, fotos, documentos da época. Tentei iniciar um trabalho nesse sentido nos anos 2003 e 2004, com o auxílio da professora Cecília Marin Anselmo, em site da prefeitura. A política atual tratou de enterrar o trabalho. Inauguraram um museu histórico da cidade recentemente. Tomara seja um recomeço.

Conversas com o criador

Faz algum tempinho retornei à leitura diária da Bíblia. Mais que um hobby, mais que um prazer até, é uma necessidade. Ficar sem conversar com Deus me faz muito mal, a coisa desanda, vira e mexe e eu dou com a cara no muro. A ‘escuta’ da Palavra é um energético para a alma, sem Ela perco o rumo. Sei que não adianta apenas ler ou ‘escutar’ a voz do Criador, é preciso entender, aceitar e testificar. Isso é possível somente com muita conversa com o autor da Boa Nova; nada conseguirei senão depois de dias e dias de longo e bom bate-papo com Eu Sou. ‘Ouvindo’ um pouco mais o que nos fala o Criador é tenho dado conta do quanto ele quer prosear com seus filhos. Ele ‘é o mesmo, ontem, hoje e sempre’. Da mesma forma que o Criador falava com suas criaturas a cada novo pôr-do-sol, creio que Ele quer manter um conversa diária com seus filhos. Se o pecado nos impede uma conversa olho no olho, o Amor Divino nos permite trocar um dedinho de prosa através da Palavra. Amizade com Deus não custa nada. É de graça. Jesus já pagou o preço. Obrigado Jesus!