segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Entidades assistenciais

Todos sabemos que as entidades assistenciais de Taquaritinga são determinantes para a o bem-estar e promoção de milhares de pessoas da cidade. Desnecessário falar dos anjos da guarda que trabalham diariamente no Lar São João Bosco, Asilo e na Sociedade São Vicente de Paulo. Nossa santa AVCC a cuidar com zelo fraternal de crianças, adultos e idosos acometidos de neoplasias malignas; os anjos de resgate do Horto de Deus e da Associação Anti-Alcoólica - só quem teve parentes e amigos ressuscitados da sarjeta do vício sabe da importância desse trabalho voluntário; os servos queridos de Deus da Associação Jesus Fonte de Água Viva; o trabalho fantástico da equipe do pastor Jamil, juventude da Quadrangular, Fundação Edmilson, Apae, Creche Jesus de Nazareth e tantos outros anjos de Deus. Cada qual a colocar seu tijolinho na obra do Senhor. As autoridades municipais, infelizmente, não dão o devido valor a esse santo trabalho. Mas Deus, que conhece o coração e as obras de cada um, saberá recompensar na justa medida. E bendito seja Deus!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

No fim da vida, seremos julgados pelo amor

"No fim da vida, seremos julgados pelo amor" (São João da Cruz).

Seremos julgados por aquilo que fazemos ao outro. Todos nós colhemos o que plantamos. Se plantarmos o bem, colheremos o bem, já nesta vida, e depois por toda eternidade; e se plantarmos o mal, também colheremos o mal.

O amor a Deus se exprime no amor ao próximo, e o amor ao próximo se sustenta no amor a Deus. Fiz uma linda descoberta: quanto mais faço o bem, mas o meu coração torna-se semelhante ao coração de Jesus, e consequentemente mais aberto a acolher os mais necessitados, principalmente os mais pobres, os presidiários, os doentes e tantos outros que o Senhor põe na minha vida, alegrando assim o coração de Nosso Senhor.

"Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar" (Mt 25,34-37).



Peçamos a Jesus hoje a graça de fazer o bem, mesmo quando a nossa natureza estiver revoltada e arredia. (Luzia Santiago – Comunidade Canção Nova)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Deus é por nós!

Jesus nos diz:"O meu pai agora está trabalhando, e eu também estou trabalhando" (Jo 5,17)Amados irmãos, Deus não está dormindo. Ele trabalha sempre e está em constante atividade. Ele vê e acompanha os nossos sofrimentos; nos ama e trabalha por nossa causa. Creia: sua necessidade está sob os olhos do Senhor. Nosso Pai e Jesus não cessam de trabalhar por nós.Exponha-se diante d´Ele. Seja sua causa pessoal ou familiar, seja sua doença física ou espiritual, apresente-se agora para o Senhor. Nada pode impedir a ação de Deus em sua vida. Nada pode roubar sua alegria de ter Alguém constantemente trabalhando por sua causa: o Pai e Jesus. Eles não terão descanso enquanto não lhe derem o Reino dos Céus. Deus é por nós. Somos d´Ele e por isso sabemos que:"Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio" (Rm 8,28)Como num dia inteiro de trabalho, o Senhor age em nosso meio salvando nossas vidas, curando nossos corações, sarando nossos doentes, libertando nossos oprimidos e arrancando da opressão do maligno aqueles que se encontram nas trevas. Se abrirmos o coração e O deixamos trabalhar, veremos aqui, nesta vida, os prodígios do Senhor.Que Ele nos liberte de toda incredulidade e ação do mal que quer abalar nossa fé!

"A sociedade quis me matar e hoje eu sou doutor"


Um dos momentos que marcaram a tarde desta quinta-feira, 07, no I Congresso Internacional em Defesa da Vida, foi o testemunho do doutor Mauro Figueroa.

“Fala-se hoje sobre a defesa da vida. Falo sobre isso há mais de 50 anos.Nasci em maio de 1940 em Machu Picchu, no Peru. Cheguei ao mundo com 20 centímetros e com 900 gramas. Não conheci as minhas mãos. Não conheci meus pés. Meus pais, a princípio, ficaram muito emocionados e choraram muito, preocupados com o que seria do meu futuro, um dia. Mas, mesmo assim, eles me deram calor humano paterno e materno.
Tenho sete irmãos, todos perfeitos e normais. Deus iluminou o coração dos meus pais para que me amassem e não me desprezassem. A imprensa peruana falou muito mal do meu nascimento, dando notícias exageradas, como “Nasce criança de três cabeças”.15 dias após meu nascimento, meus pais receberam quase 100 pessoas que foram a minha casa para me visitar. Pessoas vestidas de cordeiro, mas que, na verdade, eram lobos. Eram preconceituosas. Aqueles que se julgavam poderosos e importantes na sociedade, que julgavam a pessoa pelo tamanho e pelo físico e não pelo espírito, foram pedir a minha mãe que me mostrasse a eles. Minha mãe questionava o porquê de tanta gente. E os preconceituosos diziam que, simplesmente, queriam me conhecer, dizendo: “Trouxemos presentes para esta criança”. Ela com muito cuidado me levantava do berço e me conduzia para a sala onde estavam as pessoas. Enquanto olhavam para mim, uma mulher, que estava ao meu lado, cuspiu no meu rosto. Nessa hora minha mãe me levou de volta para o quarto e voltou para a sala de visita para pedir uma explicação. Dirigiu-se à pessoa que fez isso e, chorando, perguntou: “Por que a senhora fez isso com a criança? Por que você cuspiu no rosto do meu filho?” Já estavam todos combinados e uma só voz falava: “Nós viemos, aqui, em nome da sociedade peruana para pedir que você mate seu filho. Ele é um deficiente inútil para a sociedade. Quem vai tomar conta desta criança?” Mamãe chorava. Mãe é mãe quando é verdadeira mãe. Mamãe nunca me desprezou, nunca negou seu amor. E, implorando, falou: “Não me importa a sociedade, Deus deu vida a esta criança e eu vou tomar conta dela. Por favor, não me peçam para matar meu filho”. E a multidão então falou: “Deixe-nos entrar no quarto dele, dê licença, saia da porta”. E minha mãe disse: “Não sairei da porta do quarto do meu filho. Se vocês querem matá-lo, terão que passar por cima do meu cadáver”. Os preconceituosos desistiram e minha mãe fugiu comigo para outra cidade, onde me criei.Eu digo, nesta tarde, que não era a sociedade peruana que queria minha morte, mas um grupo de egoístas. Passaram-se 67 anos e quem sou agora? Será que sou um parasita? Será que sou um mendigo, um inútil ou um mercenário? Hoje sou um doutor, advogado criminalista. Sou professor da Universidade de Lima, sou escritor literário e defensor dos Direitos Humanos. Todos temos o direito de viver. Todos temos o direito de nascer. A mãe não deve abortar, não deve ser tão egoísta. A mãe deve amar seu filho como Nossa Senhora amou Jesus. Para encerrar, pergunto à humanidade: “Se a mãe de Bento XVI tivesse cometido a prática do aborto existiria Bento XVI para o mundo? E quantos “Bentos XVI” as mães matam, jogam pela janela, no lixo e no rio? Quantos seres importantes deixaram de vir ao mundo?”

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Criação ou evolução

Vire e mexe acompanho com interesse os conflitos criacionistas/evolucionistas, cada qual esmiuçando tratados científicos ou compêndios bíblicos na defesa de suas teses. Os darwinistas desdenhando da existência de um Ser Criador e tentando provar por A + B que somos resultados da evolução das espécies, que tudo está sacramentado pela sociobiologia, psicologia evolutiva e genética. Na outra ponta, os chamados patrulheiros epistemológicos - bispos, padres, freiras e gente simples do povo que acreditam que a vida é um dom de Deus. A pendenga, parece, não tem hora pra acabar. Teorias à parte, arde no meu coração as palavras de Paulo apóstolo: “ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

O encanto nosso de cada dia


"Ainda bem que o tempo passa! Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que suportar uma segunda-feira eterna?
A beleza de cada dia só existe porque não é duradoura. Tudo o que é belo não pode ser aprisionado, porque aprisionar a beleza é uma forma de desintegrar a sua essência. Dizem que havia uma menina que se maravilhava todas as manhãs com a presença de um pássaro encantado. Ele pousava em sua janela e a presenteava com um canto que não durava mais que cinco minutos. A beleza era tão intensa que o canto a alimentava pelo resto do dia. Certa vez, ela resolveu armar uma armadilha para o pássaro encantado. Quando ele chegou, ela o capturou e o deixou preso na gaiola para que pudesse ouvir por mais tempo o seu canto.
O grande problema é que a gaiola o entristeceu; e triste, deixou de cantar.
Foi então que a menina descobriu que o canto do pássaro só existia porque ele era livre. O encanto estava justamente no fato de não o possuir. Livre, ele conseguia derramar na janela do quarto, a parcela de encanto que seria necessário para que ela pudesse suportar a vida. O encanto alivia a existência... Aprisionado, ela o possuía, mas não recebia dele o que considerava ser a sua maior riqueza: o canto!
Fico pensando que nem sempre sabemos recolher só encanto... Por vezes, insistimos em capturar o encantador, e então o matamos de tristeza.
Amar talvez seja isso: Ficar ao lado, mas sem possuir. Viver também.
Precisamos descobrir, que há um encanto nosso de cada dia que só poderá ser descoberto, à medida em que nos empenharmos em não reter a vida.
Viver é exercício de desprendimento. É aventura de deixar que o tempo leve o que é dele, e que fique só o necessário para continuarmos as novas descobertas.
Há uma beleza escondida nas passagens... Vida antiga que se desdobra em novidades, coisas velhas que se revestem de frescor. Basta que retiremos os obstáculos da passagem e deixemos a vida seguir. Não há tristeza que mereça ser eterna; nem felicidade. Talvez seja por isso que o verbo dividir nos ajude tanto no momento em que precisamos entender o sentimento da tristeza e da alegria. Eles só são suportáveis à medida em que os dividimos...
E enquanto dividimos, eles passam, assim como tudo precisa passar.
Não se prenda ao acontecimento que agora parece ser definitivo. O tempo está passando... Uma redenção está sendo nutrida nessa hora...
Abra os olhos. Há encantos escondidos por toda parte. Preste atenção: são miúdos, mas constantes. Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história. Escute o que ele canta, mas não caia na tentação de querê-lo o tempo todo só para você. Ele só é encantado porque você não o possui.
Nisto consiste a beleza desse instante. O tempo está passando, mas o encanto que você pode recolher será o suficiente para esperar até amanhã, quando o pássaro encantado, quando você menos imaginar, voltar a pousar na sua janela".
Fonte: fabiodemelo.com.br

Demos o devido valor a cada coisa

"Precisamos aprender com o verdadeiro homem: Jesus, como fazer e valorizar cada coisa em nós mesmos e nos nossos irmãos; com Ele precisamos aprender a elogiar, a cuidar, a amar, a acolher, a sermos melhores e a fazer todas as coisas bem, como Ele que passou por esta vida fazendo o bem e fazendo bem tudo o que lhe fora confiado pelo Pai. Podemos viver a vida com excelência, potencializando cada ato, se fizermos tudo na companhia do Senhor.É tudo muito simples. Basta convidarmos Jesus para que Ele seja nosso companheiro ao longo de todo o dia, e deixemo-nos guiar por Ele. "Que o Senhor abençoe com apaz o seu povo! (Sl 28)Peçamos a bênção de Deus sobre nós neste dia e sobre a vida de todas as pessoas que pasarem pela nossa vida". (Luzia Santiago - Comunidade Canção Nova)