segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Cinco notícias e uma saudade

Penso na Melody. Quando ela veio, houve tristeza e os pais e parentes e amigos perguntaram porquê. Quando ela se foi, os mesmos pais parentes e amigos perguntaram porquê. Sem saber porque, deram-lhe o nome de melodia: Melody. Veio com olhos amendoados e Síndrome de Down. Foi-se aos treze anos, o corpo inteiro coberto de feridas causadas pela leucemia.

Nos dias em que ela veio perguntaram a mim, sacerdote e amigo que tive pais paralíticos e um sobrinho neto com problema semelhante ao dela, como enfrentar aquela situação. Fui um dos muitos que lhes disseram que ela mais ensinaria do que aprenderia com eles. Os mártires ensinam. Parecem arbustos que crescem tortos e feridos, mas cujos frutos são mais doces do que os de muitas árvores sadias.

Assim aconteceu. Encheu a casa de risos, carinho, abraços e situações inusitadas. O corpo no qual ela morava, pois viam que ela era maior do que os seus limites, pregou-lhe muitas peças, a começar com pelo cérebro que não assimilava tudo. Mas amor e perdão ela assimilava mais depressa do que qualquer um. Não fingia. Era sempre a mesma. A alma era sadia como esses raros riachos que, milhas depois da nascente, continuam com a mesma pureza e transparência. Amar, era com ela! Às vezes, por algumas soluções que encontrava, quem vivia ao seu lado se perguntava sobre quem ali era mais carente. Mais educou do que foi educada.

De repente a outra notícia: Melody contraíra leucemia. Finalmente, meses depois, a noticia final: Melody morrera aos treze anos.

Cinco notícias: a da concepção, a do nascimento, a da síndrome, a da leucemia e a da morte. Quando liguei para externar meus sentimentos a vó lembrou: - “Você disse que ela era como essas conchas que não se parecem com as outras conchas, mas são feitas do mesmo material e às vezes chamam mais atenção do que as outras. Sentiríamos orgulho de ter um ser humano diferente e especial entre nós. Aprenderíamos que um ser humano é o que é e não o que parece ser”.

Arrematei. – “Foi o que eu disse! Descobriram depois das lágrimas do dia em que ela veio, o sorriso de tê-la em sua família. Agora, depois do choro e da saudade porque ela se foi, descobrirão a paz de ter experimentado as gotas de sua alma cristalina. Só Deus sabe o que faz e porque faz. A nós resta chorar, sorrir ou tentar entender. Mas a vinda dela humanizou vocês e lhes deu dois diplomas. Um, quando ela veio e outro, quando se foi. Pouca gente sabe acolher como vocês acolheram. A tristeza e a saudade doerão. Mas vocês agora sabem mais do que o comum das famílias. Anjos existem, e um deles morou treze anos no colo, nos ombros e na casa de vocês!” Mais, não disse. Nem precisaria! Os mestres são eles.

Texto de Padre Zezinho scj
ceu.climatempo.com.br

A rádio do povo

O show de solidariedade dos anjos da guarda, que não se cansam de partilhar seus dons com os mais humildes; o colóquio da Malú Monteiro e Fio Canova, a alegria diária das tardes de milhões; a simplicidade do Valdomiro Núncio, o preferido em mais de 180 cidades; o fuchiqueiro Delcimar Guissoni, sucesso em todos os horários; o agito do Edvir Delapina, o rei das nossas manhãs; a alegria contagiante da recepcionista Fátima. Em todos os horários a Canal Um FM é campeã na preferência popular. É a emissora promotora dos mais lindos eventos, que aproxima as pessoas e faz campanhas para a arrecadação de alimentos, cadeiras de rodas e medicamentos, com o envolvimento de todos os funcionários da casa, desde a portaria até a direção. Até a doação de casais de patos e garnisés, a rádio conseguiu para seus ouvintes. É mole? É por isso e muito mais que a cidade elegeu: Canal Um FM, um verdadeiro caso de amor por Taquaritinga.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Uma coisa é uma coisa....

Carlinhos Pedrassoli ameaçou até perder a amizade cultivada no Tiro de Guerra se este reles escrivinhador citar o sobrenome da ‘família’, quando das críticas ao desempenho profissional do atual chefe da Comutran, Jether Pedrassoli. “Se quiser falar, fala Jether, mas não cita Pedrassoli”, afirmou. Carlinhos tem lá suas razões porque para nós pobres mortais, às vezes, é difícil separar o profissional do ser humano, do amigo, do parente, mesmo se tratando de alguém que ocupa um cargo público e, por isso, sujeito às críticas e elogios dos contribuintes. O Jether, com certeza, tem lá suas qualidades, mas, infelizmente, deve estar sendo mal aproveitado no governo, como sói acontecer nas demais secretarias da administração. Poderia render muito mais no setor de fiscalização, chefe de equipe de poda, limpeza pública, ou ocupações similares. À testa da Comissão Municipal de Trânsito repete erros de antecessores. Sobra empenho, mas faltam as qualidades inerentes aos especialistas do setor. Falando nisso, e o tal projeto revolucionário do Coca. Gastaram uma nota preta com o especialista da Morada do Sol e até agora, só trapalhada; nem os semáforos conseguem sincronizar. Mas é bom eu torcer pelo sucesso do Jether senão terei de aturar os ‘puxões de orelhas’ do Carlinhos. Em tempo: longe de mim querer desmerecer o bom nome da família Pedrassoli. Mesmo que quisesse, não conseguiria. Até porque, Sebastião Pedrassoli era amigo-irmão de meu pai. Os dois estão com Deus e também não devem estar gostando nem um pouco dessa estória.

CAT estréia em janeiro contra o Bandeirante no Taquarão

O Departamento Técnico da Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2008. A competição vai começar no dia 20 de janeiro, uma semana depois da Série A-1.

O CAT estréia na competição, no Taquarão, contra o Bandeirante de Birigui. A segunda partida do Leão será fora de casa, no dia 23, em Araras, contra o União São João. Depois, o Tricolor joga dois jogos em casa: dia 27 de janeiro, com o Comercial, e 2 de fevereiro, contra o Rio Branco, de Americana.

Confira os jogos da 1ª rodada:

20 de janeiro – 16h
Sorocaba x Botafogo

América x União

Lusa Santista x XV de Jaú

Olímpia x Mogi Mirim

Internacional x Oeste

CAT x Bandeirante

Comercial x Rio Branco

Monte Azul x São José

Ferroviária x São Bento

Catanduvense x Santo André

Eleições municipais

As ausências manifestas de Milton Nadir e Tato Nunes nas eleições municipais de 2008 causaram, em princípio, um mal-estar nas hostes oposicionistas. Imaginaram os mais afoitos que a vaca tinha atolado brejo adentro e que tudo conspirava para mais quatro anos de quem só foi críticas à introdução do instituto da reeleição no sistema eleitoral brasileiro. Mas isso é um assunto que fica para outra oportunidade. Baixada a poeira na cozinha, os mesmos apressadinhos perceberam o equívoco e já conseguem vislumbrar um cenário mais promissor no horizonte vindouro. Tal qual a estratégia gramsciana de ocupação de espaços, neo-postulantes pipocam aqui e acolá entre as mais diversas legendas, inclusive entre os atuais apoiadores, nos fazendo crer num advento promissor e mais humano na terra sonhada por Bernardino Sampaio, uma Taquaritinga de verdadeiros taquaritinguenses. É tempo de erguer os olhos para o novo, estufar o peito de cidadão e cantar com Paulo Soledade: “vê, estão voltando as flores, vê nessa manhã tão linda, vê, como é bonita a vida, vê, há esperança ainda...”

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Salmo 22

O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida.
E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmo 22, do rei Davi)

Os salmos

Os salmos são cânticos, louvores ao Criador, pedidos de perdão, súplicas que revelam o sofrimento e as alegrias do rei Davi e de seu povo. Muitos dos salmos são preces e súplicas do rei de Israel em momentos de dificuldade. Quero repetir com Davi, o Salmo 53: “Pela honra de vosso nome, salvai-me, meu Deus! Por vosso poder, fazei-me justiça. Ó meu Deus, escutai minha oração, atendei minhas palavras, pois homens soberbos insurgiram-se contra mim; homens violentos odeiam a minha vida: não têm Deus em sua presença.
Mas eis que Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida. Fazei recair o mal em meus adversários e, segundo vossa fidelidade, destruí-os. De bom grado oferecer-vos-ei um sacrifício, cantarei a glória de vosso nome, Senhor, porque é bom, pois me livrou de todas as atribulações e pude ver meus inimigos derrotados.”