segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CAT estréia em janeiro contra o Bandeirante no Taquarão

O Departamento Técnico da Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2008. A competição vai começar no dia 20 de janeiro, uma semana depois da Série A-1.

O CAT estréia na competição, no Taquarão, contra o Bandeirante de Birigui. A segunda partida do Leão será fora de casa, no dia 23, em Araras, contra o União São João. Depois, o Tricolor joga dois jogos em casa: dia 27 de janeiro, com o Comercial, e 2 de fevereiro, contra o Rio Branco, de Americana.

Confira os jogos da 1ª rodada:

20 de janeiro – 16h
Sorocaba x Botafogo

América x União

Lusa Santista x XV de Jaú

Olímpia x Mogi Mirim

Internacional x Oeste

CAT x Bandeirante

Comercial x Rio Branco

Monte Azul x São José

Ferroviária x São Bento

Catanduvense x Santo André

Eleições municipais

As ausências manifestas de Milton Nadir e Tato Nunes nas eleições municipais de 2008 causaram, em princípio, um mal-estar nas hostes oposicionistas. Imaginaram os mais afoitos que a vaca tinha atolado brejo adentro e que tudo conspirava para mais quatro anos de quem só foi críticas à introdução do instituto da reeleição no sistema eleitoral brasileiro. Mas isso é um assunto que fica para outra oportunidade. Baixada a poeira na cozinha, os mesmos apressadinhos perceberam o equívoco e já conseguem vislumbrar um cenário mais promissor no horizonte vindouro. Tal qual a estratégia gramsciana de ocupação de espaços, neo-postulantes pipocam aqui e acolá entre as mais diversas legendas, inclusive entre os atuais apoiadores, nos fazendo crer num advento promissor e mais humano na terra sonhada por Bernardino Sampaio, uma Taquaritinga de verdadeiros taquaritinguenses. É tempo de erguer os olhos para o novo, estufar o peito de cidadão e cantar com Paulo Soledade: “vê, estão voltando as flores, vê nessa manhã tão linda, vê, como é bonita a vida, vê, há esperança ainda...”

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Salmo 22

O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma.
Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.
Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida.
E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmo 22, do rei Davi)

Os salmos

Os salmos são cânticos, louvores ao Criador, pedidos de perdão, súplicas que revelam o sofrimento e as alegrias do rei Davi e de seu povo. Muitos dos salmos são preces e súplicas do rei de Israel em momentos de dificuldade. Quero repetir com Davi, o Salmo 53: “Pela honra de vosso nome, salvai-me, meu Deus! Por vosso poder, fazei-me justiça. Ó meu Deus, escutai minha oração, atendei minhas palavras, pois homens soberbos insurgiram-se contra mim; homens violentos odeiam a minha vida: não têm Deus em sua presença.
Mas eis que Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida. Fazei recair o mal em meus adversários e, segundo vossa fidelidade, destruí-os. De bom grado oferecer-vos-ei um sacrifício, cantarei a glória de vosso nome, Senhor, porque é bom, pois me livrou de todas as atribulações e pude ver meus inimigos derrotados.”

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A crença do velho árabe analfabeto

Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que certa vez, o rico chefe de uma grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou :
- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler? O velho respondeu: Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele. - Como assim? indagou o chefe, admirado. O servo humilde explicou: Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu? - Pela letra - respondeu. Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa sobre o autor dela? - Pela marca do ourives. O servo sorriu e acrescentou: Quando ouves passos de animais, ao redor da tenda, como sabes, depois, se foi um carneiro, um cavalo, um boi? - Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido. Então, o velho analfabeto convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, e exclamou, respeitoso: - Senhor, aqueles sinais lá em cima, não podem ser de homens! Neste momento, o orgulhoso caravaneiro de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também. A narrativa comovente de autor desconhecido no ensina que Deus, mesmo sendo invisível aos nossos olhos, deixa-nos sinais em todos os lugares: na manhã que nasce calma, no dia que transcorre com o calor do sol ou com a chuva que molha a relva... Senhor, ensina-nos a percebê-lo nas maravilhas da criação. Amém!

São Francisco de Assis

Na quinta-feira (4), católicos de todo o mundo renderam homenagens ao mais italiano dos santos e mais santo dos italianos. Francisco, nascido em Assis, na Itália, em 1182, era filho de um rico comerciante de tecidos, quando teve um sonho revelador: foi convidado a trabalhar para o Patrão e não para o servo. Pouco tempo depois, em 1205, enquanto rezava na igrejinha de São Damião, ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: Francisco, restaura minha casa decadente. O chamado, ainda pouco claro, foi tomado no sentido literal e o santo vendeu as mercadorias da loja do pai para restaurar a igrejinha. Como resultado, o pai, indignado com o ocorrido, deserdou-o. Com a renúncia definitiva aos bens materiais paternos, Francisco deu início à sua vida religiosa, unindo-se à Irmã Pobreza. Com a ajuda de 11 companheiros, fundou a Ordem dos Frades Menores, depois, com sua fiel amiga Santa Clara, deu início a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Sua devoção a Deus não se resumiria em sacrifícios, mas também em dores e chagas. Enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram-lhe no corpo as cinco chagas de Cristo, no fenômeno denominado estigmatização. Em 1226, o poeta e amante da natureza foi chamado ao Reino dos Céus. Seu canto ao Irmão Sol, Irmã Lua ainda ecoa por todo mundo. Graças à Deus!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Dá vontade de chorar

Deu vontade de chorar! A mãe, aos 15 anos, chegou desesperada na Canal Um FM, na manhã de sábado (22), com a filha chorando de fome. Ela não tinha dinheiro para comprar o leite de soja receitado pelo médico, para a filha de seis meses, que sofre de alergia ao leite de vaca e seus derivados. A pobre criatura foi condenada a passar a noite anterior a papa de bolacha porque a autoridade da Assistência Social do município teria dito que o leite de soja só poderia ser entregue no próximo dia 10 de outubro. Até lá, mãe e filha teriam de se virar e comprar o raio do leite, que custa em torno de R$ 30. O pediatra receitou quatro latas no mês por pelo menos 180 dias. O calvário da mãe e da filha tem pelo menos três meses de internações em hospitais de Taquaritinga, Ribeirão Preto e Araraquara, aonde os médicos descobriram que a menina tem intolerância à lactose. Colocado o problema na Canal Um FM, não demorou para os ‘Anjos da Guarda’ fizessem aquilo que é dever de quem ganha para promover e assistir os pequeninos. Lembrei também daquela outra mulher que há mais de mês mora debaixo da ponte e se alimenta das águas poluídas do Rio Ribeirãozinho. Isso, sem falar na senhora de 87 anos, que há mais de um ano espera que a autoridade municipal cumpra a promessa e faça a cirurgia no fêmur, para voltar a andar. Dá vontade de chorar! Infeliz de uma cidade que abandona seus filhos. Pobre dá autoridade que não cumpre seu mister!