domingo, 26 de outubro de 2008

Eu e você

SENHOR!! Olhando para dentro de mim, contemplei e vi, quão vil e pequeno sou. Contudo, olhando para Ti, contemplei e vi, quão bom És, oh, quão grande eu sou!!
Eu, pó. Você, Espírito e verdade!Eu, mortal. Você, pai da Eternidade!Eu, nas teias do ódio. Você, os braços do Amor!Eu, o injusto. Você, a própria Justiça!Eu, impotente. Você, o Todo-Poderoso!Eu, simples criatura. Você, o Criador!Eu, frágil. Você a Força!Eu, , pobre, Você, a riqueza!Eu, atribulado, conflitante. Você, a Paz!Eu, sem rumo. Você, o Caminho!Eu, vazio. Você a Plenitude!Eu, a dúvida. Você, o Autor da fé!Eu, a sede. Você, a Água Viva!Eu, a fome. Você, o Pão da vida!Eu, a indagação. Você a resposta!Eu, o problema. Você, a solução!Eu, o espinho da coroa. Você a Rosa de Saron, Lírio dos Vales!Eu, inconstante, infiel. Você, Rocha Fiel!Eu, impuro. Você, a Pureza!Eu, a tristeza, amargura. Você, a Alegria, Doçura!Eu, os braços cruzados. Você, os Braços abertos!Eu, o punho fechado, agressivo. Você, a Mão Estendida!Eu, o culpado. Você, o Inocente.Eu, o chicote. Você, a Vítima!Eu, a dor, o enfermo. Você, o Bálsamo, a Cura!Eu, o que perece. Você o que vivifica!Eu, o orgulho feroz. Você, a Humildade, Mansidão!Eu, desesperançado. Você, a própria Esperança!Eu, a ruína. Você, o que edifica!Eu, o pródigo. Você, o Pai que perdoa!Eu, o que dispersa. Você, o que Congrega, Une!Eu, oh Senhor, ovelha rebelde. Você o Pastor que ama, apascenta!Eu, trevas! Você, a Luz!!Eu, homem. Você, JESUS, JESUS, JESUS!!!
Autor: Floriano Henrique – NH

Por que você fuma, mãezinha?

Mãezinha, você não sabe o quanto está prejudicando a sua saúde e a minha. Você sabe que meu único alimento é o seu sangue e o seu, mãezinha, está todo envenenado. Você está se prejudicando e principalmente a mim. Você se diz grande e forte; não será engano? Você não está sendo fraca? E eu, que apenas estou começando a viver, o que será de mim? Quando você fuma, mãezinha, sinto enjôos, fico sufocado, passo muito mal. Tenho que mudar minha posição, porém não consigo. E o que adiantaria, mãezinha, se todo o alimento vem de você? Sei que já gosta um pouquinho de mim, por isto imploro, não de joelhos, porque não tenho forças para tanto: pare de fumar mãezinha. Estou ficando todo envenenado e talvez até venha a nascer com deficiência física ou mental. E de quem é a culpa, mãezinha? Desejo nascer bem forte, sadio e inteligente, para só lhe dar alegrias; e isso só depende de você. Sinto que nascerei doentinho e quem sabe você não me verá vivo. Quem sabe não chegarei a conhecê-la, pois você está se envenenando, e está, ou poderá adoecer gravemente, podendo não ter forças suficientes quando eu nascer e... morrer. É isto que deseja para você? É isto que deseja para o seu filhinho? Não creio que seja tão má. Quem irá cuidar de mim, quando pequeno? Quem irá cuidar de você, em sua velhice? Só você poderá responder. Desde agora necessito de seu amor, de seu carinho e se você não parar de fumar, mãezinha, prefiro morrer em seu ventre. Adeus, mãezinha, adeus para sempre, caso continue fumando. Mas, se você parar a tempo, prometo que serei bom e lhe ajudarei muito. Nascerei sadio e inteligente. Estudarei muito e então você será minha madrinha de formatura, sentirá orgulho de seu filho e quando você estiver com cabelos grisalhos, lerá pela milésima vez minha cartinha e pensará nos netinhos que eu lhe darei para completar sua felicidade. Sei que guardará para a eternidade esta minha cartinha, e vai mostrá-la a muitas outras futuras mãezinhas. E tenha certeza de que todas deixarão de fumar e seus filhos nascerão fortes como eu. Se por amor a mim, você deixou de fumar, espere-me mãezinha, espere-me que muito em breve estarei em seus braços, amamentando-me de seu leite, leite sadio e puro que me dará a vida.De seu bebê.Em tempo: ainda não sei meu nome, por isto deixo de assinar. Meu endereço? Ventre materno, onde só se chega com muito amor, de onde espero, mãezinha, sua resposta. Tenha pena de mim, ainda não sei me defender. Beijinhos. (http://redemaranatha.org.br/programas_ouvir.asp?codigodoprograma=869)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Canal Um no Teleton 2008

Ao escolherem a Canal Um FM como representante de várias cidades da região no Teleton 2008, os dirigentes do SBT e AACD reforçam a imagem da emissora como grande parceira da solidariedade. Para se ter uma idéia da importância do convite, apenas 15 emissoras de rádio do país participam do evento. Reconhecida pelas campanhas sociais em prol da comunidade taquaritinguense, a Canal Um é uma extensão da família de Vanderlei Mársico e, por isso, comprometida com nossa gente e nossa história, e divulgadora número 1 das entidades, empresas e instituições do município. Mas, a emissora também tem coração e sofre com agruras da gente mais simples deste lugar. Não é de hoje que a Canal Um FM é a grande motivadora dos "Anjos da Guarda" de Taquaritinga e região para os gestos mais nobres de solidariedade. Campanhas para a arrecadação de alimentos, agasalhos, cadeiras de rodas, remédios, entre outras necessidades da gente mais humilde são uma constante no dia-a-dia da maior emissora de rádio da região. Que Deus continue a abençoar essa casa, seus diretores e funcionários para a continuidade desse projeto ímpar. Amém!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Recado das urnas

Os números das eleições em Taquaritinga são inquestionáveis. O prefeito Paulo Delgado, além de garantir mais quatro anos de mandato, ganha também o aval da população para a continuidade de todos os projetos implantados até aqui. O que se questiona a partir dos resultados é a largueza dos reclamos apresentados no rádio e nos jornais da cidade. Dá para conciliar a ruidosa boca no trombone de muitos moradores contra o 'caos' na saúde pública e a votação expressiva do diretor do Centro de Saúde, Dr. Micheloni? Como comparar o 'descontentamento' da maioria dos dirigentes de clubes amadores e de atletas com as 'péssimas condições' de nossas praças esportivas e os votos dados ao coordenador municipal de Esportes, Marcelo Volpi. Parece que não foi todo mundo que ficou contra a instalação da Febem na cidade, caso contrário a diretora da instituição Márcia Zucchi não teria os votos que teve. E os votos generosos concedidos à bancada que apóia o prefeito? De duas uma, ou as duas coisas: o povo que reclama faz mais barulho do que deveria, ou, a mídia local deve repensar urgentemente seus conceitos.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Buraco de tatu põe sítio arqueológico de pernas para o ar

Um espectro ronda a arqueologia: o tatu. Também ele um escavador, o animal pode bagunçar sítios inteiros, misturando objetos de idades diferentes entre várias camadas de solo, confundindo suas datações (que se pautam pela regra geral de que um objeto é tanto mais antigo quanto mais profundo ele estiver enterrado). A informação é de Claudio Angelo, Editor-assistente de Ciência da Folha de S.Paulo. Uma dupla de brasileiros acaba de tapar esse buraco.Embora os cientistas já tivessem noção do problema, o real poder de estrago dos tatus até agora não tinha sido objeto de escrutínio científico. Num curioso experimento de laboratório -coisa rara em arqueologia, uma ciência que costuma ser praticada em campo-, Astolfo Araújo, do Instituto de Biociências da USP, e José Carlos Marcelino, do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, construíram um sítio arqueológico artificial e observaram a ação de um tatu por 50 dias.Os pesquisadores perceberam que, ao cavar seus buracos, o animal deslocou artefatos para cima e para baixo. Alguns deles acabaram indo parar até meio metro abaixo de sua posição original.A perturbação pode ser um problema para os arqueólogos, porque a distribuição dos vestígios num sítio acontece em camadas: objetos num mesmo nível costumam ter a mesma idade. Dependendo da taxa de acumulação de sedimentos em diferentes tipos de terreno, um deslocamento de meio metro para cima ou para baixo pode significar uma viagem no tempo de 500 a 5.000 anos para o objeto. E um erro de interpretação para o pesquisador."Ele pode ser enganado de várias maneiras. Pode dizer: "Encontrei uma ponta de flecha do tipo tal a tantos metros de profundidade" e sair alardeando isso como uma grande descoberta quando, na verdade, é o resultado de perturbação no sítio", afirmou Araújo à Folha.